Conta de luz continua com bandeira vermelha em todo mês de setembro

Rios que alimentam hidrelétricas estão em nível crítico, diz Aneel

Publicado em 27/08/2021 - 21:05 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, anunciou na noite dessa sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de setembro será vermelha, patamar dois — a mesma que vigorou no mês de agosto.

Segundo a agência, a manutenção da bandeira vermelha se justifica porque as bacias dos rios que alimentam as usinas hidrelétricas do país permanecem em níveis críticos. Por isso, é necessário o acionamento máximo das usinas termelétricas, que produzem eletricidade a um custo mais alto.

A Aneel também disse que não há perspectiva de melhora significativa nas condições das bacias hidrográficas durante o mês de setembro. E fez um apelo à população para que reforce as ações de uso consciente e de combate ao desperdício de energia elétrica.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da energia gerada no Brasil. As cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia vai custar mais ou menos, de acordo com as condições de geração de eletricidade.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo