Dia Mundial sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22)

Publicado em 22/09/2021 - 08:46 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. A data, celebrada ao redor do mundo, tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis. A ideia é fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos e mais sustentáveis para se locomover.

O estudo “Mobility Futures 2021: The Next Normal”, feito pela empresa Kantar em 13 cidades pelo mundo, mapeou o comportamento das pessoas em relação a viagens e mobilidade.

A gerente de Atendimento Sênior da empresa, Luciana Pepe, destacou os fatores decisivos para que as pessoas deixem o carro em casa.

Com a pandemia da covid-19, o critério de segurança ganhou outro significado. Além da questão da criminalidade, agora um transporte seguro é aquele em que o passageiro corre menos risco de ser contaminado.

Tanto que a pesquisa indicou redução no uso do transporte coletivo. Em média, o movimento em ônibus e metrôs diminuiu 5,6%. Já o compartilhamento de carros caiu 2,2%. Ao mesmo tempo, o uso de automóvel individual cresceu 3,8%.

A Kantar ouviu 9.500 pessoas em 13 grandes cidades pelo mundo. Aqui no Brasil a pesquisa ocorreu em São Paulo. De acordo com Luciana Pepe, a maior cidade do país cresceu rápido demais e a infraestrutura de transporte não acompanhou. E o público dá preferência aos meios que permitam o deslocamento mais rápido.

Caminhar lidera o ranking das modalidades que mais ganhou popularidade no mundo durante a pandemia. Tanto que marcou 78 pontos de satisfação em 100. Já o uso de bicicletas e patinetes apresentou alta de 3% ao redor do planeta.

De acordo com a gerente da Kantar Insights, Luciana Pepe, é preciso que tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada invistam em vias para pedestres e ciclistas.

Luciana acrescenta que entidades públicas e privadas precisam assumir duas missões: a de investir em novas tecnologias de deslocamento e a missão de incentivar as pessoas a ter o hábito de se mover pela cidade sem carro.

Com produção de Salete Sobreira*

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo