Governo do RJ cria comitê de segurança hídrica

Publicado em 24/09/2021 - 17:57 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O baixo volume de chuvas acendeu o sinal de alerta em todo o país e levou o Governo do Estado do Rio de Janeiro a criar um Comitê de Segurança Hídrica. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24)e tem o objetivo de definir um plano de ações para conter os impactos da situação hídrica.

O comitê será composto por técnicos da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, da Cedae e do Instituto Estadual do Ambiente.

A iniciativa faz parte do Plano Verão, com ações de curto prazo integradas para a qualidade da água e do ecossistema da Bacia do Guandu, que hoje abastece a Região Metropolitana da capital fluminense.

De acordo com a Cedae, os dois principais sistemas de abastecimento – Guandu e Imunana-Laranjal – operam, hoje, normalmente, sem redução na produção de água. No entanto, a estiagem reduziu a produção em alguns sistemas de abastecimento menores.

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, explica as ações do comitê. Segundo ele, serão instaladas estações de tratamento, de bombeamento e de dragagem de rios para buscar melhorar a qualidade e oferta da água para a região.

O plano conta ainda com o Programa Sanear Guandu, que vai atender as áreas atualmente localizadas fora do perímetro de concessão dos serviços de saneamento por meio de sistemas alternativos de esgoto. A ideia é evitar o despejo diário de três toneladas de carga orgânica na região.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo