Governo do RJ cria comitê de segurança hídrica

Publicado em 24/09/2021 - 17:57 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O baixo volume de chuvas acendeu o sinal de alerta em todo o país e levou o Governo do Estado do Rio de Janeiro a criar um Comitê de Segurança Hídrica. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24)e tem o objetivo de definir um plano de ações para conter os impactos da situação hídrica.

O comitê será composto por técnicos da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, da Cedae e do Instituto Estadual do Ambiente.

A iniciativa faz parte do Plano Verão, com ações de curto prazo integradas para a qualidade da água e do ecossistema da Bacia do Guandu, que hoje abastece a Região Metropolitana da capital fluminense.

De acordo com a Cedae, os dois principais sistemas de abastecimento – Guandu e Imunana-Laranjal – operam, hoje, normalmente, sem redução na produção de água. No entanto, a estiagem reduziu a produção em alguns sistemas de abastecimento menores.

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, explica as ações do comitê. Segundo ele, serão instaladas estações de tratamento, de bombeamento e de dragagem de rios para buscar melhorar a qualidade e oferta da água para a região.

O plano conta ainda com o Programa Sanear Guandu, que vai atender as áreas atualmente localizadas fora do perímetro de concessão dos serviços de saneamento por meio de sistemas alternativos de esgoto. A ideia é evitar o despejo diário de três toneladas de carga orgânica na região.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Rebeca Andrade vai as finais de três provas no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conseguiu vaga para as finais nas paralelas, onde se classificou com a melhor nota, e também na trave e no salto. Hoje, a partir das 21h20, entram em ação no mundial Caio e Arthur Nory.

Baixar arquivo
Política

Presidentes do Brasil e da Colômbia se reúnem e debatem Amazônia

Iván Duque e Jair Bolsonaro se encontram nesta terça-feira (19), em Brasília,  e disseram que os dois países estarão juntos nas discussões sobre a Amazônia durante a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima, a COP 26, que começa em Glasgow, na Escócia, no fim de outubro.
 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de ensino do RJ tenta reverter evasão escolar

Segundo  a Secretaria de Estado de Educação, o Censo Escolar de 2020 mostrou uma taxa de evasão de 0,2%  para alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e 0,4% no Ensino Médio.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da FGV mostra que café da manhã está mais caro

A alta de 9,40% ficou ligeiramente abaixo da inflação para o mesmo período,que foi de 9,60%. De acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas, o preço do café disparou 28,69%, enquanto o pãozinho subiu 8,13%.

Baixar arquivo
Segurança

IBGE inclui perguntas sobre furtos e roubos na Pnad Contínua

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios vai traçar ainda um perfil das vítimas de furtos e roubos nos últimos 12 meses, com corte socioeconômico, além de identificar o que as pessoas têm feito para se proteger da violência.

Baixar arquivo
Economia

PIB brasileiro cresceu 3,6% em 12 meses, aponta FGV

Apesar da queda de 1% registrada na passagem de julho para agosto deste ano, a economia brasileira continua em trajetória de recuperação em relação a forte queda de 2020 devido à pandemia de covid-19.

Baixar arquivo