Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda não está controlado

Até agora já destruiu área correspondente a oito mil campos de futebol

Publicado em 15/09/2021 - 10:33 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ainda não está controlado e, desde domingo (12), já destruiu uma área correspondente a oito mil campos de futebol. A suspeita dos bombeiros é que o fogo tenha começado na trilha que dá acesso ao Vale da Lua, um dos locais mais visitados na região. Logo as chamas se espalharam pela Área de Proteção Ambiental Pouso Alto.

Nessa terça-feira (14) os esforços se concentraram na Serra do Segredo e em uma faixa entre o Vale da Lua e o Parque Estadual Águas do Paraíso. As prioridades são a preservação de casas e evitar a morte de animais, principalmente perto da Cachoeira do Segredo, um dos principais pontos turísticos da chapada e onde existe maior concentração de moradores.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Goiás e dois aviões do ICMBio, instituto ligado ao Ministério do Meio Ambiente, estão no local, junto com uma força-tarefa com mais de 150 profissionais, entre bombeiros militares do estado, brigadistas e voluntários.

O Vale da Lua foi reaberto nessa terça, enquanto o acesso à Cachoeira do Segredo foi fechado. Os parques Nacional da Chapada dos Veadeiros e Estadual Águas do Paraíso permanecem abertos aos visitantes.

O Instituto Nacional de Meteorologia declarou alerta laranja, de perigo devido ao clima seco na região. Não existe previsão de chuva e os termômetros vão se aproximar dos 40 graus durante toda a semana. Além do calor, a umidade relativa do ar pode chegar a 10% todos os dias, até sábado (18).

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros faz parte do roteiro internacional de turismo ecológico e é patrimônio da humanidade.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo