O MetrôRio realiza um desafio para mobilizar a população carioca em prol de uma causa muito importante: o meio ambiente.
Nesta quarta-feira, Dia Mundial sem Carro, a cada 500 embarques de passageiros, a concessionária vai plantar uma semente de árvore nativa da Mata Atlântica em comunidades da Zona Norte, que ficam no entorno do metrô, principalmente na região da Grande Pavuna.
A expectativa da empresa é chegar ao fim do dia com mil espécies a serem semeadas nas localidades escolhidas. A ação tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, melhorar a qualidade de vida de quem vive no entorno das estações, além de estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, como enfatiza a gerente de comunicação do metrô, Simone Pfeil.
Ao longo do dia, até às dez horas da noite, serão feitas atualizações nas redes sociais do MetrôRio, para que os internautas acompanhem a quantidade de sementes que serão plantadas. Esta é a primeira vez que a concessionária realiza essa iniciativa, que tem o apoio da ONG Argilando.
Biólogos e técnicos da Organização ficarão responsáveis pelo estudo do solo, escolha das sementes adequadas para cada localidade e o plantio, que deve começar em outubro.
A Argilando atua desde 2004 na promoção do voluntariado e no apoio à gestão de projetos sociais de outras organizações do Terceiro Setor.
Além de ajudar no combate ao aquecimento global, o plantio nas comunidades é muito importante porque as árvores ajudam a reduzir a erosão e a degradação do solo e ainda contribuem para evitar enchentes.
Apenas em 2020, o MetrôRio evitou a emissão líquida para a cidade do Rio de Janeiro de aproximadamente 24 mil toneladas de CO2, o que corresponde, em volume, a 69 estádios do Maracanã, comprovando os benefícios ambientais em sua operação.