ONU: Brasil participa do Diálogo de Alto Nível sobre Energia

Publicado em 24/09/2021 - 15:36 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após discursar na Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro participou, nesta sexta-feira, do Diálogo de Alto Nível sobre Energia, por meio de vídeo veiculado no portal do evento. Convocado pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o encontro é o primeiro, em 40 anos, que trata exclusivamente do tema geração de energia.

Jair Bolsonaro disse que a matriz energética baseada em combustíveis fósseis, na maioria dos países, é a principal responsável pela mudança no clima do planeta, atualmente. Ele acrescentou que o Brasil tem a matriz energética mais limpa, entre as grandes economias do mundo, e destacou os compromissos do governo com o processo de transição energética.

O presidente Bolsonaro ainda destacou que o Brasil pretende reduzir as emissões de carbono e vai investir na transição para a produção de hidrogênio limpo, fonte que não emite carbono na atmosfera.

A ideia do encontro é discutir, mobilizar e propor compromissos e ações ligadas à geração de energia de forma sustentável.

Ao fim do diálogo, será elaborado um roteiro global, com ações recomendadas e marcos para acelerar o cumprimento do objetivo nº7 da Agenda 2030, que prevê a geração de Energia Acessível e Limpa, até o ano de 2030. Também serão firmados, no evento, compromissos na forma de “pactos de energia”, para “promover energia limpa e acessível para todos até 2030 e emissões líquidas zero até 2050”.

De acordo com a ONU, mais de 130 pactos de energia foram apresentados pelas entidades participantes.

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo