Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

Publicado em 21/09/2021 - 19:38 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central foi lançado nesta terça-feira pela Unesco, com ajuda de multinacionais de grifes francesas. São previstas 118 ações para essa reserva, que foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

As ações estão planejadas até 2025, o coordenador de Ciências da Unesco no Brasil, Fabio Eon explicou que os objetivos básicos são ajudar a proteção biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável e auxiliar a promoção do conhecimento científico, aliado também a valorização dos saberes tradicionais.

O representante da Unesco ressaltou que a organização assinou um termo de cooperação com o conglomerado francês LVMH, que reúne as multinacionais de produtos de luxo como Louis Vuitton, Moet & Chandon e Hennessy, interessadas em fortalecer as reservas ambientais no Brasil.

Além da Unesco, participaram da elaboração do Plano de Ação o governo do estado do Amazonas e a ONG Fundação Amazônia Sustentável. O superintendente-geral da ONG, Virgílio Viana, destacou que o sucesso do plano vai depender da capacidade de captar recursos para financiar os projetos de gestão desses territórios e de desenvolvimento sustentável.

Além de captar recursos para preservação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central, que reúne 289 territórios, entre reservas federais, estaduais, terras indígenas e quilombolas, o Plano de Ação também prevê o desenvolvimento de pesquisas que apoiem a gestão das reservas, buscando a cooperação transnacional, além da criação de equipes próprias para divulgar e gerir os projetos dentro da região.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo