Ação humana provoca eventos climáticos extremos, afirma especialista

SP teve tempestade na quinta-feira que derrubou mais de 50 árvores

Publicado em 15/10/2021 - 15:13 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de São Paulo foi castigada no fim da tarde de quinta (14) por uma tempestade que assustou os moradores da capital. O centro de gerenciamento de emergências registrou ventos de até 60 km na região de Santana na zona norte e três pontos de alagamento em toda a cidade. Além disso, a chuva e o vento forte derrubaram 56 árvores, de acordo com os números do corpo de bombeiros.

No interior, na região de Ribeirão Preto, uma nova tempestade de areia também foi registrada pelos moradores da região nessa quinta-feira, seguida de tempestade que derrubou mais de 100 árvores, de acordo com informações do Major Palumbo, do corpo de bombeiros.

No caso das tempestades de areia, o Major Palumbo orientou o que dever ser feito.

De acordo com a professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Rachel Albrecht, os eventos climáticos extremos, sejam eles grandes tempestades ou secas duradouras estão ocorrendo de forma mais frequente por causa da ação humana no clima, com a geração de mais gases do efeito estufa.

Ela também alerta que parte dessas mudanças climáticas podem se tornar irreversíveis, mas cabe à sociedade e aos governos encontrarem formas de substituir e utilizar fontes renováveis ou menos poluidoras de energia de forma a evitar mais emissão de gases na atmosfera.

No relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança de Clima da ONU, divulgado em agosto deste ano, a temperatura do mundo deve aumentar em 2 graus centígrados antes do fim do século trazendo grandes repercussões na vida do planeta. O painel também registrou um aumento no número de eventos climáticos extremos em mais de cinco vezes comparando os anos 70 com os anos 2000.

* Com produção de Lucineia Marques.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo