Ação humana provoca eventos climáticos extremos, afirma especialista

SP teve tempestade na quinta-feira que derrubou mais de 50 árvores

Publicado em 15/10/2021 - 15:13 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de São Paulo foi castigada no fim da tarde de quinta (14) por uma tempestade que assustou os moradores da capital. O centro de gerenciamento de emergências registrou ventos de até 60 km na região de Santana na zona norte e três pontos de alagamento em toda a cidade. Além disso, a chuva e o vento forte derrubaram 56 árvores, de acordo com os números do corpo de bombeiros.

No interior, na região de Ribeirão Preto, uma nova tempestade de areia também foi registrada pelos moradores da região nessa quinta-feira, seguida de tempestade que derrubou mais de 100 árvores, de acordo com informações do Major Palumbo, do corpo de bombeiros.

No caso das tempestades de areia, o Major Palumbo orientou o que dever ser feito.

De acordo com a professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Rachel Albrecht, os eventos climáticos extremos, sejam eles grandes tempestades ou secas duradouras estão ocorrendo de forma mais frequente por causa da ação humana no clima, com a geração de mais gases do efeito estufa.

Ela também alerta que parte dessas mudanças climáticas podem se tornar irreversíveis, mas cabe à sociedade e aos governos encontrarem formas de substituir e utilizar fontes renováveis ou menos poluidoras de energia de forma a evitar mais emissão de gases na atmosfera.

No relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança de Clima da ONU, divulgado em agosto deste ano, a temperatura do mundo deve aumentar em 2 graus centígrados antes do fim do século trazendo grandes repercussões na vida do planeta. O painel também registrou um aumento no número de eventos climáticos extremos em mais de cinco vezes comparando os anos 70 com os anos 2000.

* Com produção de Lucineia Marques.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Número de jornalistas presos no mundo chega a 293 e bate recorde

Segundo relatório do Comitê de Proteção de Jornalistas, a China é a nação com maior número de profissionais de mídia detidos - 50 atualmente - seguida pela Birmânia, Egito, Vietnã e Belarus.

Baixar arquivo
Economia

Copom sobe taxa básica de juros para 9,25% ao ano

Esse é o maior patamar da Selic em 4 anos e o sétimo aumento seguido da taxa em 2021

Baixar arquivo
Geral

Bretas é declarado incompetente em ações da Operação Fatura Exposta

A decisão, da Segunda Turma do STF, foi proferida no julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do empresário do ramo de saúde Miguel Iskin, um dos condenados

Baixar arquivo
Saúde

Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

A vacinação ficou suspensa por uma semana por causa da falta do imunizante.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa revela condições de vida e renda dos refugiados venezuelanos

Uma pesquisa feita por agências da ONU apontou dados importantes sobre as condições de vida e renda dos refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados ao Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians é tricampeão paulista feminino

Com a presença de mais de 30 mil torcedores, as corinthianas fecharam o ano com a tríplice coroa, uma vez que conquistaram também as taças do Brasileiro e da Libertadores.

Baixar arquivo