Brasileiro não sabe que pode reciclar lixo eletrônico, aponta pesquisa

Estudo mostra que há um desconhecimento sobre o que é eletroeletrônico

Publicado em 13/10/2021 - 16:12 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Celulares ultrapassados e sem uso, pilhas descarregadas, aparelhos eletroeletrônicos que já não têm mais utilidade. O que fazer com eles?

Todo ano, 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartadas incorretamente em nosso planeta. O Brasil é o quinto país do mundo que mais descarta da forma errada esses itens. Na América Latina, somos os primeiros.

Uma pesquisa encomendada pela Green Eletron, empresa que promove a gestão da logística reversa desses materiais, mostra que o brasileiro não tem conhecimento de que esse tipo de material pode ser reciclado. É o que aponta o gerente executivo, Ademir Brescansin.   

“O que a gente viu nessa pesquisa é que existe um certo desconhecimento das pessoas sobre o que é um eletroeletrônico e que realmente ele pode ser reciclado, praticamente, 100%”, afirmou.

Todo aparelho que funciona ligado na energia elétrica, ou com pilhas, é um eletroeletrônico. Inclusive aqueles equipamentos que utilizam a energia de outros aparelhos, como os pen drives, por exemplo.

A pesquisa mostrou, ainda, que 87% dos entrevistados guardam, por mais de um ano, equipamentos eletroeletrônicos que já poderiam ser descartados para reciclagem. Existem várias empresas que gerenciam esse serviço.

Para descartar corretamente os eletroeletrônicos, pesquise na internet por postos de coleta na sua cidade.

Quem dá um bom exemplo, nesse sentido, é a servidora pública, de Brasília, Aline de Melo. Ela sempre descarta esses materiais nos postos de coleta e conta que age movida por duas preocupações.

“A minha preocupação não é só ambiental é uma preocupação social, também. Você está gerando renda a partir do momento em que você recicla. Eu acho que, se cada um de nós puder fazer sua parte, a gente pode preservar muito aí para o nosso futuro”, declarou.

Descartar corretamente também reduz o processo de exploração e transformação de minerais que são a matéria-prima para a produção de novos eletroeletrônicos.

* Com supervisão de Nádia Faggiani.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

México prepara a retomada da exigência de vistos para brasileiros

De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Um documento do Ministério do Interior mexicano avalia que esta é uma forma de reduzir a onda de imigrações ilegais do Brasil para os Estados Unidos, passando pelo México.

Baixar arquivo
Esportes

Daiane dos Santos visita os atletas dos Jogos Universitários

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, receberam a visita de Daiane dos Santos. Campeã do mundo no solo em 2003 e com três olimpíadas na carreira.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança o Labcrie que é um laboratório de criatividade e inovação

Nesta sexta-feira, dia do professor, o Ministério da Educação lançou um projeto para instalar laboratórios de tecnologias para docentes da educação básica. O programa Labcrie, que significa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica.

Baixar arquivo
Geral

INSS começa a testar serviço de abertura de benefícios em 7 cartórios

Sete cartórios no país vão testar um sistema para aceitar os pedidos de salário-maternidade e de pensão por morte, quando emitirem certidões de nascimento ou de óbito.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta líder Coritiba em busca de vaga no G4

Faltam nove jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Vasco ainda não alcançou o G4. A chance de chegar bem perto veio na rodada passada, mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

Baixar arquivo