Desmatamento na Amazônia vai aumentar risco de calor extremo

Pesquisadores alertam que existe um limite de desmatamento da Amazônia

Publicado em 03/10/2021 - 15:28 Por Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional - Rio da Janeiro

Estudo aponta que o desmatamento em grande escala da floresta amazônica, associado às mudanças climáticas, vai aumentar o risco de exposição ao calor extremo, com impacto na sobrevivência da espécie humana.  A pesquisa foi feita pela Fiocruz e INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Universidade de São Paulo

Os resultados projetam aumento do risco de estresse térmico na Amazônia Brasileira, com níveis de calor intoleráveis ao corpo humano. Os efeitos serão em escala regional, com os maiores impactos diretos na região Norte do país. 

Os pesquisadores alertam que existe um limite de desmatamento da Amazônia, acompanhado por um “efeito extremo na saúde” que deverá deixar, até o ano de 2100, mais de 11 milhões de pessoas dessa região expostas ao risco do calor extremo. Isso porque sob condições ambientais desfavoráveis, que incluem alta exposição à temperatura e umidade, as capacidades de resfriamento do corpo são enfraquecidas, resultando em aumento da temperatura corporal.

A exposição continuada a essas condições pode ocasionar desidratação e exaustão e, em casos mais graves, colapso das funções vitais, levando à morte. Além disso, os pesquisadores alertam que o estresse causado pelo calor pode afetar o humor, os distúrbios mentais e reduzir o desempenho físico e psicológico das pessoas. Outra consequência é o impacto em várias áreas da economia, com a redução da produtividade no trabalho.  

Os pesquisadores enfatizam a necessidade urgente de medidas coordenadas para evitar efeitos negativos sobre as populações vulneráveis. E citam que os efeitos locais das mudanças no uso da terra estão diretamente ligados às políticas e estratégias de sustentabilidade das florestas. O estudo enfatiza que essas mudanças estão ao alcance da sociedade. 

Edição: Líria Jade editora – da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Esportes

Seleção feminina de vôlei sub-21 disputa Campeonato Sul-Americano

No jogo de estreia, o Brasil bateu a Colômbia por 3 sets a 0, parciais de 25x14, 25x23 e 25x22. A competição ocorre em em Catamarca, no Peru, no Peru.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro: frente fria chega causando clima instável até domingo

Os cariocas que não gostam de dias nublados, nem de frio, devem se preparar. O céu ensolarado vai ser invadido pelas nuvens e ainda há previsão de ventania e de quedas bruscas na temperatura.

Baixar arquivo
Segurança

Estudo indica quase 2 mil mortes em ações policiais durante a pandemia

Relatório produzido pela Rede de Observatórios da Segurança aponta que em dois anos de pandemia de covid-19 foram realizadas mais de 20 mil ações policiais, com um total de 1.989 mortes.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: vacinação e condições de isolamento reduziram mortes no RJ

As intervenções do projeto Conexão Saúde possibilitaram a diminuição em 48% da taxa semanal de mortalidade por covid-19 no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: CSA x Vasco se enfrentam às 20h no Rei Pelé, em Alagoas

O Azulão luta para escapar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da série B. No momento, os alagoanos ocupam a 18ª colocação. Já o time carioca segue no caminho de retorno para a Série A, aparecendo na quarta posição.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: América-MG x São Paulo decidem vaga para semi às 21h

Os donos da casa precisam vencer por, pelo menos, dois gols de diferença para enfrentar o Flamengo na próxima fase. Já os tricolores têm o empate como resultado favorável.

Baixar arquivo