Encontro, em Belém, de Saberes da Amazônia debate mudanças climáticas

Publicado em 22/10/2021 - 14:44 Por Isidoro Calixto* – Repórter da Rede Cultura de Rádio - Belém (PA)

O evento Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas tem o objetivo de potencializar a luta contra os problemas que cercam toda a região. A programação acontece no campus da Universidade Federal do Pará e também de forma online.

O evento ocorre até este sábado (23) e antecede o Fórum Social Pan-amazônico e será um espaço voltado para troca de aprendizados tradicionais e científicos, que terá como protagonistas os detentores desses conhecimentos, e representantes de povos e movimentos sociais da pan-amazônia.

João Pedro Galvão Ramalho, da secretaria executiva do Fórum Social Pan Amazônico, explica que esse é um evento em processo, com encontro de mulheres, de comunicadores e de pessoas que resistem aos danos da mineração na Amazônia.

Durante os 4 dias de realização, o evento conta com a presença de líderes indígenas, quilombolas, ambientalistas, cientistas e pesquisadores da área. Até agora, o evento já conta com mais de 700 pessoas inscritas nos países pan-amazônicos. É uma a luta contra a globalização econômica, violência, desrespeito ao direito dos povos, a destruição da biodiversidade e o desequilíbrio climático da Amazônia. Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA, conta que será uma oportunidade a mais para que a comunidade paraense se envolva com movimentos sociais, ONGs e entidades dos povos amazônicos.

As inscrições são gratuitas e ocorrem através do preenchimento de um formulário online.

*Isidoro Calixto – para o radiojornal da Rede Cultura de Rádio

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo