Fórum Mundial de Bioeconomia acontece esta semana em Belém, no Pará

Publicado em 18/10/2021 - 19:57 Por *Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cidade de Belém, no Pará, é a sede do Fórum Mundial de Bioeconomia que começou nesta segunda-feira, 18 na capital paraense. O evento reúne até quarta-feira (20) pesquisadores, especialistas, empreendedores e autoridades, brasileiras e internacionais. Pela primeira vez, o Fórum de Bioeconomia ocorre fora da Europa.

Durante os três dias do encontro, serão apresentadas ações voltadas para o desenvolvimento sustentável no Pará. Produtos feitos aqui no Brasil, que podem entrar no mercado internacional, também serão apresentados no Fórum.

O secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão defende que é precisar discutir além dos negócios, a realidade e o impacto das ações nas comunidades que moram na região da Amazônia. 

Segundo a Embrapa, é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, oferecendo soluções sustentáveis usando conhecimentos científicos e tecnológicos.

Como exemplo, temos a produção de bioenergia, de plásticos biodegradáveis, biopesticidas, alimentos funcionais, medicamentos e cosméticos.  A bioeconomia movimenta aqui no Brasil cerca de 326 bilhões de dólares por ano, segundo o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

*Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo