logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Fórum Mundial de Bioeconomia acontece esta semana em Belém, no Pará

Baixar
*Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional
18/10/2021 - 19:57
Brasília

A cidade de Belém, no Pará, é a sede do Fórum Mundial de Bioeconomia que começou nesta segunda-feira, 18 na capital paraense. O evento reúne até quarta-feira (20) pesquisadores, especialistas, empreendedores e autoridades, brasileiras e internacionais. Pela primeira vez, o Fórum de Bioeconomia ocorre fora da Europa.

Durante os três dias do encontro, serão apresentadas ações voltadas para o desenvolvimento sustentável no Pará. Produtos feitos aqui no Brasil, que podem entrar no mercado internacional, também serão apresentados no Fórum.

O secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão defende que é precisar discutir além dos negócios, a realidade e o impacto das ações nas comunidades que moram na região da Amazônia. 

Segundo a Embrapa, é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, oferecendo soluções sustentáveis usando conhecimentos científicos e tecnológicos.

Como exemplo, temos a produção de bioenergia, de plásticos biodegradáveis, biopesticidas, alimentos funcionais, medicamentos e cosméticos.  A bioeconomia movimenta aqui no Brasil cerca de 326 bilhões de dólares por ano, segundo o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

*Com produção de Michelle Moreira.

x