Governo quer regulamentar exploração eólica em alto mar ainda este ano

Publicado em 06/10/2021 - 19:20 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No meio da crise hídrica, o Brasil tem discutido alternativas para produção de energia. Uma delas é a produção eólica, a partir dos ventos. E esses parques eólicos também podem ser colocados no meio do mar.

Chamada de energia eólica offshores, ela é gerada por turbinas que captam os ventos em alto mar que, por não haver barreiras naturais, conseguem gerar mais energia do que as turbinas fixadas no continente. O presidente da Federação das Indústria do Ceará, Ricardo Cavalcante, solicitou ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, uma regulamentação para ajudar na implantação das usinas eólicas em alto mar.

Em evento com empresários da indústria do Ceará, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, prometeu regulamentar a energia eólica em alto mar até o final deste ano.

Segundo o Ibama, existem atualmente 22 empreendimentos de parques eólicos em alto mar em processo de licenciamento ambiental, a maioria no Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Dos 22 processos de licenciamento, 13 foram iniciados neste ano. A expectativa da Associação Brasileira de Energia Eólica é que, dependendo do licenciamento, os primeiros parques eólicos em alto mar possam entrar em operação em 2027.

Durante o evento no Ceará, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque comentou ainda sobre a crise hídrica que o país passa e reforçou que a atual situação é muito melhor que a enfrentada em 2001, quando houve racionamento de energia.

O Brasil enfrenta em 2021 a pior crise hídrica em 91 anos. Essa situação tem aumentado o consumo das termelétricas, que tem uma energia mais cara. Por isso, o Ministério de Minas e Energia tem feito uma campanha para incentivar a economia de água e energia elétrica.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo