Meio Ambiente lança o Floresta + Agro que remunera pela preservação

Publicado em 27/10/2021 - 19:59 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Como parte do trabalho do governo federal de fomentar o mercado de pagamento por serviços ambientais, o Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quarta-feira o Floresta + Agro, programa que busca reconhecer os serviços prestados por produtores rurais em áreas de preservação legal e de preservação permanente.

Este pagamento consiste na remuneração feita por pessoas ou organizações, públicas ou privadas, de âmbito nacional ou internacional, aos prestadores de serviços ambientais.

A diretora de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente, Julie Messias, cita alguns resultados esperados com essa iniciativa que visa beneficiar os biomas brasileiros, como a conservação da vegetação nativa e da biodiversidade.

Para Bruno Barcelos, diretor técnico da CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o Floresta + Agro atende uma demanda antiga dos agricultores brasileiros que é valorizar os produtores rurais que têm nas suas propriedades áreas protegidas.

Segundo a Embrapa, as áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa pelos produtores rurais brasileiros somam 282 milhões de hectares e representam 33,2% do território nacional. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, destaca o desafio de manutenção desse território e nada melhor do que ter os parceiros privados para incentivar a manutenção destas áreas.

O ministro Joaquim Leite também informou que já conversou com 70 dos 194 países que participam a partir de domingo da COP-26, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima. Para Leite, a meta dos países ricos de conceder US$100 bilhões por ano aos países pobres, para enfrentar a crise climática, é insuficiente.

O Floresta + Agro é uma modalidade do Programa Floresta +, instituído no ano passado para remunerar quem protege a floresta nativa. 

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Rio Grande do Norte recebe pontos de conexão 5G e computadores

Ao todo, 30 pontos de conexão 5G foram entregues no nordeste do estado potiguar. Esses pólos se somam aos mais de 14 mil pontos instalados em todo país pelo programa Wi-Fi Brasil

Baixar arquivo
Saúde

Embaixada na África do Sul registra pedidos de ajuda de brasileiros

A embaixada de Petrória e o consulado-geral na Cidade do Cabo, localizados na África do Sul, registraram 240 pedidos de ajuda de brasileiros que estão em cidades sul-africanas. Destes, a grande maioria, 230 pessoas, estão no país a turismo.

Baixar arquivo
Justiça

Julgamento do caso boate Kiss: saiba o que diz a defesa do quatro réus

Segunda reportagem sobre o julgamento, marcado para esta quarta, traz os argumentos de defesa dos réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann (sócios da boate), Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda) e Luciano Bonilha (produtor de palco).

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro

Mais de 2,179 milhões de estudantes compareceram ao segundo dia de provas do Enem nesse domingo (28), nas versões impressa e digital. O número corresponde a um percentual de cerca de 70% dos cerca de 3,1 milhões de inscritos.

Baixar arquivo
Economia

Congresso aprova medidas de transparência para orçamento secreto

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados por 268 votos contra 31 e uma abstenção. No Senado, o placar foi mais apertado, com 34 votos favoráveis e 32 contrários. O texto vai agora à promulgação.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento HIV

A bula diz que o novo medicamento reduz e mantém em um nível baixo a quantidade de HIV no organismo. Medicação poderá ser prescrita para adultos e adolescentes acima de 12 anos

Baixar arquivo