Meio Ambiente lança o Floresta + Agro que remunera pela preservação

Publicado em 27/10/2021 - 19:59 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Como parte do trabalho do governo federal de fomentar o mercado de pagamento por serviços ambientais, o Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quarta-feira o Floresta + Agro, programa que busca reconhecer os serviços prestados por produtores rurais em áreas de preservação legal e de preservação permanente.

Este pagamento consiste na remuneração feita por pessoas ou organizações, públicas ou privadas, de âmbito nacional ou internacional, aos prestadores de serviços ambientais.

A diretora de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente, Julie Messias, cita alguns resultados esperados com essa iniciativa que visa beneficiar os biomas brasileiros, como a conservação da vegetação nativa e da biodiversidade.

Para Bruno Barcelos, diretor técnico da CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o Floresta + Agro atende uma demanda antiga dos agricultores brasileiros que é valorizar os produtores rurais que têm nas suas propriedades áreas protegidas.

Segundo a Embrapa, as áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa pelos produtores rurais brasileiros somam 282 milhões de hectares e representam 33,2% do território nacional. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, destaca o desafio de manutenção desse território e nada melhor do que ter os parceiros privados para incentivar a manutenção destas áreas.

O ministro Joaquim Leite também informou que já conversou com 70 dos 194 países que participam a partir de domingo da COP-26, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima. Para Leite, a meta dos países ricos de conceder US$100 bilhões por ano aos países pobres, para enfrentar a crise climática, é insuficiente.

O Floresta + Agro é uma modalidade do Programa Floresta +, instituído no ano passado para remunerar quem protege a floresta nativa. 

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo
Educação

Justiça determina que estudantes desocupem reitoria da Uerj em 24h

As aulas na universidade estão suspensas. Os estudantes ocupam a reitoria desde o dia 26 de julho. Eles são contra às mudanças na concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil a alunos da graduação.

Baixar arquivo