Novo mapa revela quantidade de carbono nos solos do Brasil

Publicado em 27/10/2021 - 16:30 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A quantidade e a distribuição de carbono nos solos de todas as regiões do Brasil estão registradas em um novo mapa, lançado nesta quarta-feira (27). Esse carbono é o mesmo gás que ao ser lançado no ar acelera o aquecimento global. O levantamento deve ajudar na elaboração de políticas públicas agrícolas com baixa emissão de gases que contribuem para agravar o efeito estufa.

Os mapas de estoque de carbono orgânico são um projeto do PronaSolos, Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil. A informação ajuda a definir as melhores técnicas de uso do solo, para garantir que a substância permaneça na terra e não vá para o ar.

A coordenadora do Comitê Executivo do PronaSolos, Maria de Lourdes Mendonça, explica que quanto maior o conteúdo de matéria orgânica no solo, maior a capacidade de sequestrar o carbono. A degradação do solo tem impactos produtivos e ambientais.

Segundo ela, os mapas já são utilizados nos programas ABC+, que estimulam a produção agrícola de baixo carbono, e podem ser usados também para gerar créditos de carbono para os agricultores.

O secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Cleber Soares, destacou a importância do tema sustentabilidade e lembrou a proximidade da COP 26, que acontece no fim deste mês.

O novo mapa é uma atualização da edição de 2017. Na versão original ele trazia informações sobre carbono na profundidade de 30 centímetros. Agora, chegam a dois metros nos mapas de maior resolução. Eles foram elaborados reunindo dados de solo, relevo, vegetação e clima.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo