Rio de Janeiro pretende cortar investimentos de empresas poluidoras

Publicado em 26/10/2021 - 17:50 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, a capital fluminense reforçou seu compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde, e cortar os investimentos municipais a empresas de combustíveis fósseis. 

A prefeitura do Rio de Janeiro assinou, nesta terça-feira, a "Declaração de Desinvestimento de Combustíveis Fósseis, Investindo em um Futuro Sustentável", com lideranças climáticas globais. O evento, organizado pela C40, uma rede de megacidades mundiais comprometidas com ações relacionadas à mudança climática, ocorreu de forma virtual e contou com a participação de diversas lideranças ambientais, além de representantes do Vaticano e de redes de ação climática. 

Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Paes (PSD) reforçou seu compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde, e cortar os investimentos municipais a empresas poluidoras.

Com a adesão ao documento, o Rio se soma a outros 1.484 signatários , entre instituições públicas e privadas, de 70 países, que se comprometeram com o desinvestimento de combustíveis fósseis. E se torna a primeira cidade da América Latina a aderir ao compromisso.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Uberaba recebe projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

Uberaba é a quarta cidade que participa de testes da tecnologia 5G para a área rural: Rondonópolis, no Mato Grosso, Sorocaba, em São Paulo e, Londrina, no Paraná, também fazem parte do projeto-piloto.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia exige comprovante de vacinação em serviços de atendimento

A medida, publicada no Diário Oficial , exige que cada pessoa no estado que precise dos serviços do SAC, Detran e SineBahia apresente o cartão de vacinação devidamente preenchido ou baixe o aplicativo ConecteSUS, onde é possível ter acesso a um certificado digital de imunização contra Covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo
Saúde

TCU recomenda que governo exija cartão de vacinação para estrangeiros

A decisão do TCU sobre o passaporte da vacina é semelhante à da Anvisa, que também pediu cobrança de prova de vacinação para estrangeiros em visita ao Brasil.

Baixar arquivo