Amazônia: Mourão diz que alta no desmatamento foi falta de integração

Publicado em 23/11/2021 - 16:16 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta terça-feira que a falta de integração das Forças Armadas e dos órgãos ambientais explica os últimos dados de desmatamento da Amazônia divulgados pelo Inpe. A declaração foi feita após a sétima reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o desmatamento na Amazônia Legal foi de mais de 13 mil e 200 quilômetros quadrados, entre agosto de 2020 e julho de 2021. Aumento de quase 22% em relação ao período anterior. O levantamento foi feito por meio do Prodes, considerado mais preciso para medir as taxas de desmate.

Nesse período, as Forças Armadas atuaram na região por meio de GLO. O vice-presidente apontou falta de integração durante boa parte da atuação e assumiu a responsabilidade por isso. Uma melhora só aconteceu, segundo ele, a partir de agosto, após o período monitorado pelo Prodes.

Mourão disse que as ações de combate ao desmatamento precisam ser permanentes. Para ele é fundamental a contratação de pessoal e a recuperação da capacidade operacional das agências ambientais.

O vice-presidente defendeu o pagamento aos proprietários de terra para que mantenham as áreas preservadas de acordo com a captura de carbono. Citou também a regularização fundiária como outro ponto que precisa ser solucionado.

Mourão defendeu que o país crie um fundo com recursos brasileiros para financiamento de ações para preservação da Amazônia.

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo