Governo cria plataforma para empresas investirem em proteção ambiental

Publicado em 11/11/2021 - 20:10 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As comunidades rurais e produtores que desempenham atividades de proteção ao meio ambiente vão receber incentivos para continuar preservando as florestas e matas brasileiras. Essa é a ideia do Floresta +, programa lançado nesta quinta-feira (11) pelo Ministério do Meio Ambiente.

O lançamento ocorreu durante a participação do Brasil na COP 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia.

O Floresta+ vai funcionar por meio de uma plataforma digital que pretende conectar os produtores rurais com empresas especializadas em prestação de serviços ambientais. Os produtores vão receber incentivos de origem privada ao comprovar que estão cumprindo com a preservação da mata nativa. Essa comprovação vai ser feita por técnicos independentes, que vão ser responsáveis por vistoriar as propriedades.

Durante o lançamento do programa, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, ressaltou que a melhor forma de preservar as matas e florestas é cuidando das pessoas que vivem e dependem delas.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, também participou do painel do Brasil na COP 26. Ele disse que a implantação da tecnologia 5G no país vai trazer impactos positivos no meio ambiente, porque ela é 90% mais eficiente do que o 4G em consumo de energia.

Fábio Faria também destacou que o leilão do 5G vai permitir a expansão da internet rápida para a região amazônica, através do projeto Norte Conectado.

O projeto Norte Conectado prevê a instalação de uma rede óptica por via subfluvial, ou seja, os cabos vão ficar submersos nos rios da região amazônica, para minimizar o impacto ambiental.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo