Inpe alerta que radiação ultravioleta no país fica acima de 11

Publicado em 24/11/2021 - 20:47 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Até o próximo sábado, a radiação ultravioleta em todo o país fica acima de 11, em uma escala que vai de 1 até 16. Esta é a previsão do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O índice de radiação ultravioleta é uma estimativa que o instituto faz por meio de dados de satélite, que indicam a quantidade de radiação solar que atinge a superfície e qual impacto na saúde humana.

Até o fim de semana, algumas regiões podem registrar índices extremos de 12 a 14. Esses dados dão um parâmetro sobre os cuidados que precisam ser tomados durante exposição ao sol, como afirma a pesquisadora do Inpe, Simone Sivert que explica que quanto maior o índice maior deve ser o cuidado com nossa saúde.

A pesquisadora diz ainda que o índice varia de acordo com as estações do ano, e que é comum esse número chegar a 14 ou 15 no Brasil, nesta época. Em locais como a região dos Andes no Chile, pode chegar  a 20.

Simone Sivert explica que o índice acima de 8 já é um alerta, principalmente nos horários em que o sol está mais forte e não há nuvens. Ela defende que é preciso redobrar os cuidados com as crianças e os idosos, e destaca que é perigoso uma longa exposição ao sol.

O horário que se deve evitar o sol é das 10h até às 16h da tarde. No entanto, é preciso lembrar que no início da manhã e no fim da tarde, os raios solares são bem-vindos. Eles são essenciais para aumentar a vitamina D e trazem inúmeros benefícios ao nosso organismo.

*Com produção de Dayana Vitor

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa diz que 48% dos entrevistados viajaram de avião na pandemia

O levantamento, feito pelo Conselho Internacional de Aeroportos, indicou que quase metade das pessoas ouvidas viajaram desde o início da pandemia e têm maior probabilidade de viajar de avião novamente.

Baixar arquivo
Educação

Enem: candidatos devem responder primeiro questões fáceis e médias

De acordo com o professor Gabriel Carvalho, para maximizar a pontuação na prova - que usa um sistema chamado "teoria de resposta ao item" para a correção -, é preciso ter regularidade. Por isso, é mais importante acertar essas questões do que as difíceis.

Baixar arquivo
Economia

Pix Saque e Pix Troco começam a funcionar na próxima segunda-feira

O Banco Central alterou o regulamento do funcionamento do Pix para incluir as opções saque e troco.

Baixar arquivo