Ministérios farão ação de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Publicado em 19/11/2021 - 11:01 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça preparam uma ação integrada de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (18), logo após a divulgação dos dados oficiais de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre agosto de 2020 e julho de 2021, mais de 13 mil quilômetros quadrados foram desmatados na região, maior área desde 2006.

Os números são do relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal por Satélite (Prodes). Em comparação com o relatório anterior, o aumento registrado foi de 22%.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que esses dados serão transformados em informações de inteligência e os desmatamentos serão tratados como assunto de polícia.

Para o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a alta no desmatamento não reflete o trabalho que tem sido realizado nos últimos meses. Leite ressaltou que a atuação permanente do Ibama, ICMBio, Força Nacional e Polícia Federal em 23 municípios será ampliada.

Pregando mais contundência em relação ao desmatamento, o ministro do Meio Ambiente anunciou ainda que a operação Guardiões do Bioma, que, segundo ele, este ano, reduziu em 26% os incêndios na Amazônia e 13% em todo o país, terá atuação também no combate ao desmatamento.

Edição: Raquel Mariano / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo