Ministérios farão ação de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Publicado em 19/11/2021 - 11:01 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça preparam uma ação integrada de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (18), logo após a divulgação dos dados oficiais de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre agosto de 2020 e julho de 2021, mais de 13 mil quilômetros quadrados foram desmatados na região, maior área desde 2006.

Os números são do relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal por Satélite (Prodes). Em comparação com o relatório anterior, o aumento registrado foi de 22%.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que esses dados serão transformados em informações de inteligência e os desmatamentos serão tratados como assunto de polícia.

Para o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a alta no desmatamento não reflete o trabalho que tem sido realizado nos últimos meses. Leite ressaltou que a atuação permanente do Ibama, ICMBio, Força Nacional e Polícia Federal em 23 municípios será ampliada.

Pregando mais contundência em relação ao desmatamento, o ministro do Meio Ambiente anunciou ainda que a operação Guardiões do Bioma, que, segundo ele, este ano, reduziu em 26% os incêndios na Amazônia e 13% em todo o país, terá atuação também no combate ao desmatamento.

Edição: Raquel Mariano / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo