Mudanças climáticas afetam política monetária, diz Roberto Campos

Publicado em 03/11/2021 - 20:52 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As mudanças climáticas entraram nas análises de risco dos bancos centrais por afetarem a política monetária e também a estabilidade dos preços. A declaração foi dada pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, nesta quarta-feira, durante apresentação, por videoconferência, sobre a agenda de sustentabilidade da instituição na Cúpula do Clima das Nações Unidas, a COP26.

Campos Neto também destacou os estágios de conscientização para o futuro de uma economia verde, que, segundo ele, passam pela produção e demanda por fontes renováveis de energia, como a hídrica, a solar, a eólica e a de biomassa; a produção agrícola limpa e as finanças sustentáveis.

Recentemente, o governo federal lançou o Programa Nacional de Crescimento Verde, proposta para atrair investimentos do mercado mundial, gerar empregos sustentáveis e unir instituições para priorizar essa política pública.

Na avaliação do presidente do Banco Central, a transição para uma economia verde ainda depende da situação energética do país e do mundo, do cenário pós-pandêmico e dos efeitos das mudanças climáticas na economia.

A gestão adequada de risco e a transparência nas informações a respeito da produção verde também foram defendidas por Campos Neto como funções dos bancos centrais para ajudar no desenvolvimento desse novo sistema financeiro, com um mercado de capitais que avance na oferta de produtos vinculados aos títulos verdes.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo