Chuvas na Bahia: número de mortos chega a 20

Publicado em 27/12/2021 - 22:04 Por Lucas Pordeus Leon, da Rádio Nacional - Brasília

Subiu o número oficial de mortos, feridos e desabrigados pelas chuvas no sul da Bahia nesta segunda-feira. Foram identificados mais dois mortos, totalizando 20 óbitos. Uma mulher de 33 anos foi vítima de um desabamento e um homem de 21 anos morreu após ser levado pela correnteza. Os dois eram moradores dos municípios de Itabuna.

O número de feridos aumentou para 358. São setenta e dois a mais em relação ao domingo. O total de pessoas afetadas pelas fortes chuvas alcançou a marca das 470 mil pessoas.

O governador da Bahia, Rui Costa, visitou alguns municípios e prometeu crédito para comerciantes e agricultores prejudicados pelas chuvas. Ele ressaltou que essa é a maior tragédia do estado.  

Cidades

Também cresceu o número de municípios em situação de emergência devido às chuvas. Era 25 no sábado, subiu para 72 nesse domingo e chegou a 100 municípios em situação de emergência nesta segunda-feira.

Já a quantidade de desabrigados quase dobrou em um dia. Já são mais de 31 mil pessoas desabrigadas contra 16 mil do dia anterior. Já os desalojados, que precisaram sair da própria casa, mas foram abrigados por parentes ou amigos, subiu de 19 mil para 31 mil pessoas.

O Instituto Nacional de Meteorologia mantém o alerta de grande perigo devido ao acúmulo de chuvas na região Sul da Bahia até esta terça-feira, numa área que abrange 57 municípios do estado, além do Espírito Santo e de Belo Horizonte, em Minas Gerais. As chuvas nessa região costumam ocorrer nesta época do ano devido ao fenômeno El Nina, como explica o meteorologista do Inmet Mamedes Melo.

O governo da Bahia instalou, no fim de semana, uma central de operações em Ilhéus, um dos municípios mais afetados pelas chuvas. Estados como Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo, além do governo federal, enviaram helicópteros ou aeronaves para auxiliar nos resgates e operações de abastecimento. Já o Ministério da Saúde informou que 90 médicos devem auxiliar no atendimento aos atingidos. 

As imagens que circulam na internet e nas emissoras de TV mostram bairros e cidades inteiras debaixo d’água. Muita gente precisou ser resgatada pelos telhados, por helicópteros ou por barcos de voluntários ou do corpo de bombeiros.

Também foram registrados rompimentos de barragens nos municípios de Vitória da Conquista, Itambé e Iguá, locais onde muitos moradores precisaram deixar as próprias casas.  

Edição: Bianca Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo