Crise climática na Bahia tem causa também nas queimadas, diz cientista

Para o Inema, ação humana corrobora para recorde de chuvas no estado

Publicado em 31/12/2021 - 10:21 Por Raíssa Novaes - Rádio Educadora - Salvador (BA)

De acordo com o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a cidade de Itamaraju, no sul da Bahia, foi o município onde mais choveu no Brasil no mês de dezembro.

A meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Mary France Diniz, destaca que o desequilíbrio causado pelo homem no meio ambiente também é responsável pela situação.

Segundo ela, a água do Atlântico está mais quente, o que corrobora para maior formação de nebulosidade e maior intensidade das nuvens, o que tem como consequência o aumento das chuvas. Ela explica que as queimadas também colaboram para um maior aquecimento da região, gerando este desequilíbrio climático.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia informou que 471.086 pessoas já foram afetadas pelas chuvas no estado.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo