Estudiosos alertam para a possibilidade de extinção das abelhas

Publicado em 11/12/2021 - 11:01 Por Igor Cardim - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília

Quando alguém fala em abelhas, pensamos logo no mel que elas produzem. E não é para menos, esse alimento é consumido há pelo menos 10 mil anos.

Muita coisa evoluiu desde essa época, principalmente o modo de extração desse alimento natural e muito nutritivo.

No ano passado foram mais de 51 mil kg de mel produzidos no país e a exportação chegou a passar de US$ 100 milhões.

Hoje em dia, os subprodutos da abelha como o própolis, o pólen e a cera, também aquecem o mercado, principalmente com a exportação.

No ano passado, a Nova Zelândia foi a maior fornecedora de mel no mundo, com 16,88% do total produzido. O Brasil ficou em sexto lugar nesse ranking.

Mas vamos falar sobre as verdadeiras produtoras: as abelhas. Em todo o mundo, existem mais de 20 mil espécies e o Brasil abriga 3 mil delas.  

Mas uma grande preocupação dos estudiosos sobre o assunto é a possibilidade de extinção desses insetos. Existem diversos estudos pelo mundo que falam sobre a síndrome do Colapso das Colônias que é o desaparecimento repentino de abelhas em colônias.

A pesquisadora, Fábia Pereira, que trabalha na Embrapa do Piauí, explica que há uma combinação de fatores como, uma doença nas próprias abelhas, estresse provocado pelas grandes viagens das abelhas em busca de outras plantas, quando elas estão em monoculturas e o uso incorreto de defensivos químicos.

As abelhas vêm sofrendo com o uso em grande escala de agrotóxicos. O que pode gerar um fenômeno de desvio nas rotas feitas por elas em plantações, como conta a pesquisadora.

O biólogo e professor Osmar Malaspina destaca que as abelhas são fundamentais para o meio ambiente e ele faz um apelo para a preservação desse inseto e para que o mundo não fique sem o zumbido delas.

A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. Elas são responsáveis pelo aumento da produtividade agrícola como frutas, legumes e grãos .

Segundo a Embrapa, elas são responsáveis por 90% da polinização de flores e 75% das plantações de alimentos.

 

* Com supervisão de Raquel Mariano 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Há 10 anos, Space X realizava missão comercial para a Estação Espacial

A Space X foi fundada em 2002 pelo empresário Elon Musk. Em 2010, a sonda Dragon entrou em órbita pela primeira vez. E dois anos depois, a cápsula não tripulada foi lançada pelo foguete Falcon 9 a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

Baixar arquivo
Geral

Município do Tocantins quer privatizar praia por três anos

Praia Tartaruga, em Peixe, é um destino turístico popular na região. Prefeitura lançou edital que permite à empresa vencedora explorar estacionamento e a própria praia.

Baixar arquivo
Esportes

Doze equipes disputam torneio de futebol de cegos em SP

Esta será a terceira edição do evento. Até 2017, aconteciam torneios apenas para as regiões Sul e Sudeste.

Baixar arquivo
Esportes

CRB vence Sport e Ponte Preta fica no empate com a Chapecoense

E vamos começar com a Série B do Campeonato Brasileiro: o CRB venceu o Sport por 1 a 0 e a Ponte Preta empatou com Chapecoense em 0 a 0.

Baixar arquivo