Cânions do Xingó, em Sergipe, são considerados seguros para o turismo

Publicado em 27/01/2022 - 16:24 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após uma vistoria realizada por diversos órgãos municipais e estaduais ligados ao turismo, os passeios no Cânion de Xingô no estado de Sergipe foram considerados seguros.

O tema da segurança para os turistas na região foi discutido em audiência pública realizada nessa quarta-feira (26). De acordo com a prefeitura, não há nenhum lugar nos cânions que demonstre ou apresente perigo de desabamento.

Segundo a secretaria de turismo local, a Marinha do estado realiza o mapeamento da área e promove palestras com temas que previnem acidentes.

A preocupação em torno do local  turístico ocorre após o acidente no Cânion do Lago de Furnas, em Capitólio, em Minas Gerais, no início de janeiro. 10 pessoas morreram. Os dois locais guardam semelhanças, mas segundo especialistas, existe uma diferença entre as pedras dos cânions de Xingó e de Capitólio.

Durante audiência, foi informado ainda que os geólogos afirmam que não há perigo eminente de acontecer algo semelhante a Capitólio, em Minas.  No entanto, mais estudos serão feitos para dar ainda mais segurança às pessoas que frequentam o local.

O encontro reuniu representantes das secretarias de estado e municipal do turismo, de órgãos ligados ao setor, da Marinha, do ICMBio e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, além da Defesa Civil e especialistas em geologia.

Os Cânions de Xingó, ou Cânions de São Francisco como também são conhecidos, possuem uma paisagem de  águas verdes e paredões gigantes  alaranjados, que atraem  turistas estrangeiros e  de todo país.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo