Mais de 150 cidades podem ter chuvas intensas nesta semana

Publicado em 28/03/2022 - 22:14 Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 150 municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste estão sob aviso de perigo potencial de chuvas intensas, entre 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora, a partir desta segunda-feira.

De acordo com o sistema de alertas do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, essas fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento trazem risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A situação é mais preocupante em cidades do Piauí, Ceará e Maranhão, que estão com alertas laranja e amarelo para o perigo de chuvas, como explica o meteorologista do Inmet Francisco de Assis. 

Segundo o Inmet, o outono no Hemisfério Sul, estação que teve início no dia 20 de março e vai até 21 de junho, é uma época de muita chuva na parte norte das regiões Nordeste e Norte. É ainda caracterizada pela presença de massas de ar frio que provocam queda das temperaturas, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste. Além disso, também é possível observar durante o outono as primeiras formações de fenômenos adversos como nevoeiros, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e geadas nas regiões Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul. 

Edição: Bianca Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo