Nível de água no Rio Acre coloca Defesa Civil em alerta

Publicado em 27/03/2022 - 16:54 Por Beatriz Albuquerque, da Rádio Nacional - Brasília

Depois das fortes chuvas que atingiram o município de Rio Branco, na última sexta-feira (25.3), o nível de água do Rio Acre continua subindo. De acordo com informações da Defesa Civil, o rio está acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. Neste domingo (27), o nível chegou a 14,9 metros. 

Sete bairros da capital foram atingidos, comprometendo a segurança de 400 famílias. Outras 900 estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. 80 pessoas estão em abrigos da prefeitura, entre crianças e adultos. De acordo com o Tenente Coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal de Defesa Civil, além dessas pessoas, mais 8 familias estão desalojadas e foram recebidas em casas de parentes. Ele explica que todos que estão em abrigos da prefeitura fizeram o teste de Covid e nenhum foi positivo. O Coronel destacou, ainda, que toda a assistência está sendo prestada a essas famílias.

Além de Rio Branco, outros seis municípios do Acre estão sofrendo com as chuvas: Jordão, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus. Nesses locais, o governo do estado decretou situação de emergência.  A orientação das autoridades é que as famílias não fiquem em regiões de risco de inundação e acionem a defesa civil da sua cidade, em caso de emergência.

Edição: Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo
Economia

ICMS: Minas e Energia faz projeção da redução no preço de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia estima uma redução média R$ 0,31 no litro do etanol e de até R 1,55 na gasolina, após a fixação do ICMS em todo país. Ao menos 23 entes federativos já reduziram a alíquota.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova fim do uso da tese de defesa da honra para feminicídios

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que proíbe o uso da tese de legítima defesa da honra como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio em julgamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Novas leis de incentivo à cultura devem injetar R$ 19 bilhões no setor

Ativistas da cultura esperam que os recursos ajudem a fortalecer os trabalhadores do setor após dois anos de pandemia.

Baixar arquivo