Em 2021 o Brasil reciclou cerca de 33 bilhões de latinhas de alumínio

Publicado em 14/04/2022 - 08:15 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil reciclou cerca de 33 bilhões de latinhas de alumínio no ano passado. Isso significa que 98,7% de todas as latas produzidas foram reaproveitadas. É o índice de reciclagem mais alto desde o começo do mapeamento, em 1990. De acordo com a Aba, Associação Brasileira do Alumínio, e a Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, o índice de reciclagem desse material no país está entre os maiores do mundo.

As duas associações formam, juntas, a Recicla Latas. É uma organização que acompanha o funcionamento do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas. Ou seja, acompanha o recolhimento e a reciclagem das latinhas.

O presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, explica que esse índice significa 33 bilhões de latinhas recicladas o que classifica o país como referência nesta área.

Desde 2020, a meta é reciclar em torno de 95% das latas de alumínio, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente.

Agora, o desafio é ter desempenho semelhante em outras áreas. Um dos casos que mais chama atenção é o do plástico. O país é o quarto maior consumidor desse material no mundo, mas, de acordo com um levantamento da Ong WWF Brasil, em 2019, reciclava apenas 1,29% do plástico usado. Esse valor leva em consideração dados do Banco Mundial.

Já a Associação Brasileira da Indústria de Plástico indica que, em 2020, pouco mais de 23% dos resíduos plásticos eram reciclados no país. 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo