Em 2021 o Brasil reciclou cerca de 33 bilhões de latinhas de alumínio

Publicado em 14/04/2022 - 08:15 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil reciclou cerca de 33 bilhões de latinhas de alumínio no ano passado. Isso significa que 98,7% de todas as latas produzidas foram reaproveitadas. É o índice de reciclagem mais alto desde o começo do mapeamento, em 1990. De acordo com a Aba, Associação Brasileira do Alumínio, e a Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, o índice de reciclagem desse material no país está entre os maiores do mundo.

As duas associações formam, juntas, a Recicla Latas. É uma organização que acompanha o funcionamento do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas. Ou seja, acompanha o recolhimento e a reciclagem das latinhas.

O presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, explica que esse índice significa 33 bilhões de latinhas recicladas o que classifica o país como referência nesta área.

Desde 2020, a meta é reciclar em torno de 95% das latas de alumínio, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente.

Agora, o desafio é ter desempenho semelhante em outras áreas. Um dos casos que mais chama atenção é o do plástico. O país é o quarto maior consumidor desse material no mundo, mas, de acordo com um levantamento da Ong WWF Brasil, em 2019, reciclava apenas 1,29% do plástico usado. Esse valor leva em consideração dados do Banco Mundial.

Já a Associação Brasileira da Indústria de Plástico indica que, em 2020, pouco mais de 23% dos resíduos plásticos eram reciclados no país. 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Brasil pode ser reconhecido com produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhador gasta em média R$ 40 para almoçar fora de casa

Valor cresceu 17,4% em relação ao período pré-pandemia, em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador.

Baixar arquivo