Abastecimento de água em Manaus muda vida de moradores de baixa renda

Publicado em 17/05/2022 - 13:00 Por Daniel Ito*, da Rádio Nacional - Enviado especial a Manaus (AM)

As águas translúcidas e abundantes do Rio Negro abastecem mais de 3,7 milhões de pessoas que vivem em Manaus. A metrópole industrial está localizada no meio da floresta amazônica, e já está prestes a universalizar o acesso da população à água tratada e potável.

A Rádio Nacional viajou até a capital do Amazonas a convite da empresa Águas de Manaus, que é responsável pelo serviço de saneamento básico na cidade. Fomos até a comunidade João Paulo Quarta Etapa, formada por quase duas mil famílias de baixa renda.

Em uma das ruas da comunidade, funcionários da concessionária estavam instalando o encanamento e os hidrômetros nas residências — que até então, não tinham acesso à rede de água tratada. Um dos moradores, o autônomo Maison dos Santos Palmelo, havia acabado de estrear o novo sistema para refrescar a filha recém-nascida.

"Acabou de tomar banho agora. É, com água da nova. Estreando agora, o relógio tá lá. Rapaz, eu tô achando que tá melhor, porque não tá faltando, tá forte. Dei um banho nela, tá até querendo voltar pra lá (risos). A pressão tá boa."

Até aquele momento, a água utilizada pela comunidade vinha de encanamentos clandestinos e inapropriados, que ofereciam risco de vazamentos e contaminação. Quem conta é o líder comunitário do local, Vilson Moraes de Souza.

"Era uma parte clandestina, outro pessoal cavava poços, era cacimba, cacimbão. Outros aparavam água da chuva. Às vezes, a água que a gente bebia aqui tinha cheiro ruim, meio amarronzada, mas infelizmente era o que tinha."

O consumo de água contaminada é a origem de inúmeras doenças — como cólera, hepatite A, rotavírus, giardíase e leptospirose. Por isso, o saneamento básico é um serviço essencial para garantir a qualidade da saúde pública.

Alguns moradores da comunidade, no entanto, são resistentes à instalação da rede porque não querem ter de pagar a tarifa da Águas de Manaus. Por causa de questões como essa, o vice-presidente regional da concessionária, Renato Médicis, explicou que a empresa está buscando atuar mais próximo da população.

"É o olhar para a população. Então, estamos desenvolvendo programas para estar mais próximo da população, pra entender tanto o perfil de consumo, o IDH, a capacidade de pagamento, e poder adequar. Como exemplo, a gente tem a tarifa social, que é uma tarifa onde tem 50% de desconto para a população mais vulnerável, do bolsa família. Hoje já são 86 mil, podendo chegar , no meio do ano, a 100 mil famílias."

O líder comunitário Vilson Moraes de Souza disse que está conversando com os moradores do bairro para mostrar os benefícios do acesso à água tratada.

Todo mundo tá ciente que vai ter um custo. Só que é um custo que eu acredito que se saber usar, não vai ter um valor alto. É uma água de qualidade, tem um relógio, tem um contador. O morador tem que saber utilizar a água. Hoje, é uma vitória muito grande pra nós conseguir essa água aqui nas nossas casas."

* Com sonoplastia de Messias Melo.

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo