Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

Publicado em 20/05/2022 - 22:42 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o slogan ``Produtos Orgânicos, Saudáveis por Natureza", o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou nesta sexta-feira a Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, que está em sua décima oitava edição.

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

No Brasil para comercializar esses alimentos, é preciso ter os selos oficial dos orgânicos e o oficial do produtor.

Virgínia Lira, Coordenadora de Produção Orgânica do Mapa, explica que a iniciativa pretende ainda reforçar para a população os princípios da produção orgânica,  por meio da sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de produção.

A principal diferença do cultivo dos alimentos orgânicos é a não utilização de produtos químicos, como agrotóxicos. De acordo com o MAPA, atualmente existem cerca de  24 mil  produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Durante a campanha, vão ser realizadas atividades de divulgação nos estados e no Distrito Federal, entre elas, como é feita a fiscalização e controle para a garantia da qualidade orgânica.

Ao desconfiar que um produto não orgânico está sendo vendido como se fosse, o consumidor pode denunciar direto na ouvidoria do Ministério da Agricultura pelo e-mail: ouvidoria.mapa@agricultura.gov.br.

Se quiser confirmar a veracidade de um produto, é possível fazer isso de casa, acessando gov.br/agricultura/organicos. A busca é feita pelo do número do CPF ou CNPJ no cadastro nacional de produtores orgânicos.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Conselho Federal de Medicina Veterinária regulariza telemedicina

A resolução detalha padrões técnicos e tecnológicos que serão adotados para realizar a prática.

Baixar arquivo
Economia

Com decisão do STF, RJ continua no Regime de Recuperação Fiscal

A decisão foi do ministro Dias Toffoli. Com ela, a União não poderá mais exigir que o estado forneça certidões relativas à regularidade com o sistema de seguridade social para a assinatura dos aditivos necessários ao Regime de Recuperação Fiscal.

Baixar arquivo
Geral

Operação realiza ação contra abuso e exploração sexual de menores

A Operação Luz na Infância, que tem como foco identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, praticados na internet, começou na manhã desta quinta-feira (30), com 163 mandados de busca e apreensão, sendo 74 deles no Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Pronampe: micro e pequenas empresas já podem aderir ao programa

Para obter o empréstimo, será necessário que os empresários compartilhem com a instituição financeira os dados de faturamento de suas empresas. Esse compartilhamento é feito digitalmente, pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Baixar arquivo
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo