Especial Pantanal: Brigada Aliança tem treinamento dos smokejumpers

Força antifogo surgiu em 2009 e conta com 250 voluntários

Publicado em 02/06/2022 - 15:00 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma força antifogo treinada pelos melhores combatentes do mundo, que conta com 250 voluntários, é uma das linhas de defesa do Pantanal contra os incêndios.

A Brigada Aliança surgiu em 2009 e desde então recebe treinamento dos smokejumpers, a elite do combate ao fogo dos Estados Unidos.

Ela está em várias partes do país e conta com cinco equipes no Pantanal; quatro no Mato Grosso; e uma no Mato Grosso do Sul. Cada uma tem cinco brigadistas e conta com veículo preparado e equipamentos de última geração.

A brigada também treina moradores da região para prevenção e combate, como Luiz Marques Luz, administrador de uma fazenda em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O monitoramento é feito por terra, satélite e torres que usam inteligência artificial, conta a gerente-geral da Brigada, Caroline Nóbrega.

Ela alerta para a seca prolongada nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Os brigadistas já tiveram que lutar contra chamas em maio, duas vezes no Pantanal.

Caroline lembra que este é o momento para realizar as medidas preventivas que usam fogo.

Em Mato Grosso, a partir de 1º de julho, qualquer queimada, mesmo controlada, está proibida.

Especial Pantanal

A Rádio Nacional apresenta uma série especial sobre o Pantanal. As três matérias serão publicadas de 1º a 3 de junho na Radioagência Nacional. Ouça também:

Cerca de 60 mil hectares já foram queimados em 2022

*com produção de Renato Lima.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo