Especial Pantanal: Brigada Aliança tem treinamento dos smokejumpers

Força antifogo surgiu em 2009 e conta com 250 voluntários

Publicado em 02/06/2022 - 15:00 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma força antifogo treinada pelos melhores combatentes do mundo, que conta com 250 voluntários, é uma das linhas de defesa do Pantanal contra os incêndios.

A Brigada Aliança surgiu em 2009 e desde então recebe treinamento dos smokejumpers, a elite do combate ao fogo dos Estados Unidos.

Ela está em várias partes do país e conta com cinco equipes no Pantanal; quatro no Mato Grosso; e uma no Mato Grosso do Sul. Cada uma tem cinco brigadistas e conta com veículo preparado e equipamentos de última geração.

A brigada também treina moradores da região para prevenção e combate, como Luiz Marques Luz, administrador de uma fazenda em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O monitoramento é feito por terra, satélite e torres que usam inteligência artificial, conta a gerente-geral da Brigada, Caroline Nóbrega.

Ela alerta para a seca prolongada nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Os brigadistas já tiveram que lutar contra chamas em maio, duas vezes no Pantanal.

Caroline lembra que este é o momento para realizar as medidas preventivas que usam fogo.

Em Mato Grosso, a partir de 1º de julho, qualquer queimada, mesmo controlada, está proibida.

Especial Pantanal

A Rádio Nacional apresenta uma série especial sobre o Pantanal. As três matérias serão publicadas de 1º a 3 de junho na Radioagência Nacional. Ouça também:

Cerca de 60 mil hectares já foram queimados em 2022

*com produção de Renato Lima.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo