Fazenda Colubandê se torna parque estadual no Rio de Janeiro

Publicado em 02/05/2022 - 16:35 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município de São Gonçalo, na região metropolitana da capital, ganhou um novo parque estadual. É a Fazenda Colubandê, monumento histórico considerado um importante exemplar da arquitetura rural brasileira. Tombada em 1939 pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a construção data de 1620.

A criação do parque foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em edição extra do Diário Oficial, na sexta-feira, com o objetivo de preservar o patrimônio com relevância histórica, arquitetônica e ambiental,  além de possibilitar o aproveitamento do local como equipamento cultural, esportivo e de lazer.

A Fazenda Colubandê é composta pela Capela de Sant’Anna, a Casa Sede e uma área de cerca de 125.000 m² em seu entorno.

As instalações estavam sem uso e abandonadas desde a saída do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente da PM, em julho de 2012. E, nenhum órgão, no momento, responde pela gestão do imóvel.

O plano diretor do parque vai estabelecer o uso e atividades , como vôlei, futebol, corrida e ciclismo, além de feiras gastronômicas e de artesanato. Também está prevista a construção de um hospital veterinário e de um local para acolhimento de animais.

A gestão do parque ficará com uma série de instituições públicas, dentre elas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e as secretarias estaduais de Polícia Militar, Cultura, Esporte, Ambiente e Casa Civil. Essas instituições poderão formar um grupo de trabalho com outros órgãos, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo