Fazenda Colubandê se torna parque estadual no Rio de Janeiro

Publicado em 02/05/2022 - 16:35 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município de São Gonçalo, na região metropolitana da capital, ganhou um novo parque estadual. É a Fazenda Colubandê, monumento histórico considerado um importante exemplar da arquitetura rural brasileira. Tombada em 1939 pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a construção data de 1620.

A criação do parque foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em edição extra do Diário Oficial, na sexta-feira, com o objetivo de preservar o patrimônio com relevância histórica, arquitetônica e ambiental,  além de possibilitar o aproveitamento do local como equipamento cultural, esportivo e de lazer.

A Fazenda Colubandê é composta pela Capela de Sant’Anna, a Casa Sede e uma área de cerca de 125.000 m² em seu entorno.

As instalações estavam sem uso e abandonadas desde a saída do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente da PM, em julho de 2012. E, nenhum órgão, no momento, responde pela gestão do imóvel.

O plano diretor do parque vai estabelecer o uso e atividades , como vôlei, futebol, corrida e ciclismo, além de feiras gastronômicas e de artesanato. Também está prevista a construção de um hospital veterinário e de um local para acolhimento de animais.

A gestão do parque ficará com uma série de instituições públicas, dentre elas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e as secretarias estaduais de Polícia Militar, Cultura, Esporte, Ambiente e Casa Civil. Essas instituições poderão formar um grupo de trabalho com outros órgãos, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo