SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

Publicado em 25/05/2022 - 20:32 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

São Paulo usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios florestais. A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

A estação Jataí é a maior reserva de cerrado do estado, com cerca de nove mil hectares. Com a ação uma pequena parte, cerca de 70 hectares, está sendo submetida à chamada queima prescrita.

Na verdade, é uma queima preventiva. A ideia é que sob controle, o fogo elimine espécies de plantas invasoras que servem de material combustível nos tempos de estiagem, quebre a dormência das espécies que precisam do fogo para florescer e crie o chamado aceiro negro, uma faixa queimada que amplia as áreas de terra entre a estação ecológica e a beira da estrada dificultando a passagem do fogo de um lado para o outro.

A medida foi autorizada pela Agência Ambiental e o objetivo é evitar incêndios florestais, como o do ano passado, que destruiu quase 4 mil hectares da estação ecológica, ou de 2020, quando cerca de 5 mil hectares foram incendiados. Quem explicou a diferença entre o fogo prescrito e o fogo dos incêndios foi Adriano Almeida, Gerente do Interior Centro Norte da Fundação Florestal de São Paulo, ele conta que na queima o fogo é mais brando e controlado.

Apesar da técnica está sendo usada pela primeira vez em São Paulo, ela já é adotada em muitos parques nacionais geridos pelo Instituto Chico Mendes, especialmente nas áreas de cerrado.

O fogo prescrito na estação ecológica do Jataí começou a ser aplicado na terça-feira e termina nessa sexta-feira. Cerca de 50 pessoas estão trabalhando na operação, incluindo técnicos da Fundação Florestal e do corpo de bombeiros.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo