SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

Publicado em 25/05/2022 - 20:32 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

São Paulo usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios florestais. A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

A estação Jataí é a maior reserva de cerrado do estado, com cerca de nove mil hectares. Com a ação uma pequena parte, cerca de 70 hectares, está sendo submetida à chamada queima prescrita.

Na verdade, é uma queima preventiva. A ideia é que sob controle, o fogo elimine espécies de plantas invasoras que servem de material combustível nos tempos de estiagem, quebre a dormência das espécies que precisam do fogo para florescer e crie o chamado aceiro negro, uma faixa queimada que amplia as áreas de terra entre a estação ecológica e a beira da estrada dificultando a passagem do fogo de um lado para o outro.

A medida foi autorizada pela Agência Ambiental e o objetivo é evitar incêndios florestais, como o do ano passado, que destruiu quase 4 mil hectares da estação ecológica, ou de 2020, quando cerca de 5 mil hectares foram incendiados. Quem explicou a diferença entre o fogo prescrito e o fogo dos incêndios foi Adriano Almeida, Gerente do Interior Centro Norte da Fundação Florestal de São Paulo, ele conta que na queima o fogo é mais brando e controlado.

Apesar da técnica está sendo usada pela primeira vez em São Paulo, ela já é adotada em muitos parques nacionais geridos pelo Instituto Chico Mendes, especialmente nas áreas de cerrado.

O fogo prescrito na estação ecológica do Jataí começou a ser aplicado na terça-feira e termina nessa sexta-feira. Cerca de 50 pessoas estão trabalhando na operação, incluindo técnicos da Fundação Florestal e do corpo de bombeiros.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no Rio de Janeiro

Com isso subiu para treze o número de notificações oficiais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Internacional

Terremoto de magnitude 6,0 deixa pelo menos cinco mortos no Irã

O Irã está localizado à beira de várias placas tectônicas e é atravessado por falhas. O que faz o país ter uma alta atividade sísmica.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas de calouros

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, as verbas publicitárias.

Baixar arquivo
Saúde

Biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares

Três categorias de biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares: os profissionais habilitados em Acupuntura, Biomedicina Estética ou em Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico. Antes, apenas médicos, nutricionistas e farmacêuticos tinham liberação para indicar esses produtos.

Baixar arquivo