História Hoje: pardal marinho foi extinto há 35 anos

Publicado em 17/06/2022 - 08:00 Por Juliana Maya - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Uma subespécie de andorinha, nativa do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, integra a lista de animais que já deixaram de existir no nosso planeta. Com o nome científico de Ammodramus maritimus nigrescens, o último pardal marinho morreu em 17 de junho de 1987.

A extinção desse pássaro está ligada aos avanços do programa de exploração do espaço desenvolvido pelos Estados Unidos. Em meados de 1960, foi inaugurado o Centro Espacial Kennedy em Merritt Island, na Flórida. A orla dessa região era o habitat natural do pardal marinho, onde ele construía seus ninhos e se reproduzia.

A ilha passou por mudanças que levaram à queda na população desses pássaros. Primeiramente, o local foi inundado para conter a proliferação de mosquitos. Depois, os pântanos próximos ao Rio Saint John foram drenados para obras de infraestrutura, como a construção de estradas.

Em 1968, pesquisadores identificaram apenas 17 pardais, os últimos da espécie e alertaram para o risco de extinção. Em 1975, foi vista a última fêmea da espécie. Em 1979, já restavam apenas seis. Todos machos.

Os últimos pardais marinhos foram capturados e levados para a reserva natural Discover Island no Walt Disney World Resort. Em março de 1986, restou apenas um, que já estava cego de um olho e se chamava Orange Band.

Depois que ele morreu, o coração e pulmões foram retirados e preservados para pesquisas científicas com esperança de trazer a espécie de volta no futuro.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo