Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

Publicado em 25/06/2022 - 18:25 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As multas ambientais estão salvando a vida de animais silvestres. Desde 2020, os Cetas (Centros de Triagem de Animais Silvestres), ligados ao Ibama, receberam mais de R$ 2 milhões em insumos, adquiridos pelos próprios infratores.

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Isso porque, pelo Programa de Conversão de Multas Ambientais, realizado pelo Nucam (Núcleo de Conciliação Ambiental), uma infração  pode ser substituída por serviços ambientais executados diretamente pelo autuado.

Entre os resultados, está o aumento do número de animais devolvidos à natureza, e também a redução na taxa de mortes desses animais, que caiu de 18% em 2020 para 12% até maio deste ano.

Os Cetas são estruturas do Ibama responsáveis pelo manejo de fauna silvestre com a finalidade de receber, identificar, recuperar, reabilitar e destinar os animais resgatados ou entregues voluntariamente.

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo