ONG faz campanha nacional para acabar com abate de jegues

Publicado em 13/06/2022 - 14:16 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Temendo a extinção dos jumentos no Brasil já nos próximos anos, a The Donkey Sanctuary, uma organização internacional, lançou no final de maio uma campanha nacional pedindo o fim do abate desse animal.

A campanha #salvejegue está recolhendo assinaturas em uma petição no site salvejegue.com.br, que será encaminhada a deputados e senadores em Brasília.  A ideia é pedir que os parlamentares votem iniciativas proibindo o abate destes animais. Além da petição, a página da campanha apresenta dados, pesquisas e reportagens sobre a situação dos jumentos no país. 

De acordo com a ONG, aproximadamente 4,8 milhões de jumentos são abatidos anualmente em todo o mundo. No Brasil, dados coletados pela organização junto ao Ministério da Agricultura apontavam uma população de 408 mil animais no ano passado. Mas quando se trata do abate desses animais, a conta preocupa. Somente no estado da Bahia, entre fevereiro do ano passado e abril deste ano, foram 73 mil animais abatidos.

Patrícia Tatemoto, representante da organização The Donkey Sanctuary  na América do Sul, acredita que os números do abate no país são subnotificados.

A porta-voz da ONG destacou também que o abate no Brasil é apenas exploratório e extrativista.

O Brasil tem hoje quatro abatedouros, com serviço de inspeção federal, habilitados para o abate e exportação de jegues. Três na Bahia e um em Minas Gerais. Em fevereiro deste ano, a Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, decidiu suspender o abate de jumentos no Brasil para exportação.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo