Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Publicado em 04/07/2022 - 21:43 Por Daniel Ito, da Rádio Nacional - Brasília

As fortes chuvas que atingiram Alagoas levaram 50 municípios a decretarem situação de emergência no estado. Cerca de 40 mil pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas, e pelo menos uma morte foi registrada.

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos. Apesar de as chuvas terem diminuído nas últimas horas, ainda há risco de novos deslizamentos e de transbordamento de mananciais.

No fim da manhã desta segunda-feira, uma equipe do governo federal sobrevoou as áreas afetadas pelas chuvas em Alagoas. Depois de verificar a extensão dos estragos, o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, anunciou a antecipação do BPC (Benefício de Prestação Continuada), como uma maneira de auxiliar a população mais vulnerável atingida pelas chuvas.

Por causa dos estragos causados pelas chuvas, a Caixa Econômica Federal anunciou que vai liberar uma rodada de saque do FGTS para moradores dos 28 municípios mais afetados em Alagoas. O valor máximo do “saque calamidade” é de 6 mil 220 reais e já está disponível desde a manhã desta segunda-feira pelo aplicativo do FGTS.

O estado de Pernambuco também registrou estragos causados pelas chuvas em 24 municípios. Quase quatro mil pessoas ficaram desalojadas no estado. Em Natal, no Rio Grande do Norte, choveu em 24 horas o volume previsto para todo o mês de julho, levando a prefeitura a decretar estado de calamidade pública.

Municípios na Bahia, no Amazonas e em Santa Catarina também decretaram situação de emergência por causa das chuvas.

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Segurança

Morre turista norte-americano baleado no Rio de Janeiro

Joseph Thomas estava hospedado na zona norte carioca quando foi baleado no último dia 09, quando acontecia um tiroteio entre milicianos e traficantes no Morro do Fubá, que fica naquela região.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil investiga suspeitos de corrupção em Petrópolis

A Operação Clean cumpre 13 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a funcionários da CPTRANS e de empresários. 

Baixar arquivo
Justiça

Operação Espelho Branco prende quadrilha de tráfico de drogas no Ceará

Ao todo, 60 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão e outros seis mandados de prisão temporária. Os suspeitos tiveram bloqueio de contas e sequestro de imóveis de luxo em valores superiores a R$ 5 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Norte do país nesta sexta (12)

Quem quiser tentar observar o fenômeno esta noite, deve procurar um local escuro e, se possível, afastado das grandes cidades.

Baixar arquivo
Economia

Começa na segunda prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

A declaração deve ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica que seja titular do domínio útil.

Baixar arquivo
Geral

Morre frentista internado após explosão de carro com gás natural no RJ

Outras quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo