Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Publicado em 04/07/2022 - 21:43 Por Daniel Ito, da Rádio Nacional - Brasília

As fortes chuvas que atingiram Alagoas levaram 50 municípios a decretarem situação de emergência no estado. Cerca de 40 mil pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas, e pelo menos uma morte foi registrada.

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos. Apesar de as chuvas terem diminuído nas últimas horas, ainda há risco de novos deslizamentos e de transbordamento de mananciais.

No fim da manhã desta segunda-feira, uma equipe do governo federal sobrevoou as áreas afetadas pelas chuvas em Alagoas. Depois de verificar a extensão dos estragos, o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, anunciou a antecipação do BPC (Benefício de Prestação Continuada), como uma maneira de auxiliar a população mais vulnerável atingida pelas chuvas.

Por causa dos estragos causados pelas chuvas, a Caixa Econômica Federal anunciou que vai liberar uma rodada de saque do FGTS para moradores dos 28 municípios mais afetados em Alagoas. O valor máximo do “saque calamidade” é de 6 mil 220 reais e já está disponível desde a manhã desta segunda-feira pelo aplicativo do FGTS.

O estado de Pernambuco também registrou estragos causados pelas chuvas em 24 municípios. Quase quatro mil pessoas ficaram desalojadas no estado. Em Natal, no Rio Grande do Norte, choveu em 24 horas o volume previsto para todo o mês de julho, levando a prefeitura a decretar estado de calamidade pública.

Municípios na Bahia, no Amazonas e em Santa Catarina também decretaram situação de emergência por causa das chuvas.

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo