Cinco municípios brasileiros têm risco de danos estruturais

Publicado em 28/07/2022 - 15:54 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - undefined

Cinco cidades brasileiras têm risco de danos estruturais, causados por eventos de natureza geológica: Alvarães, no Amazonas; Cordeirópolis, em São Paulo; Belo Oriente, Minas Gerais; Chaves, no Pará; e Batalha, em Alagoas. O alerta foi emitido pelo Serviço Geológico do Brasil, que publicou, nesta semana, a chamada Setorização de Áreas de Risco Geológico.

Os trabalhos foram realizados em campo, onde os geólogos buscaram identificar áreas urbanas dos municípios, que estão sujeitas a sofrerem perdas geológicas. A análise leva em conta as características do meio físico local, que podem levar a processos como “movimentos de massa, enchentes, inundações, erosões”, entre outros.

O pesquisador Tiago Antonelli explica que todos os trabalhos produzidos e os alertas nos municípios são enviados aos prefeitos municipais.

Segundo ele, o relatório oferece informações relevantes para o poder público tomar medidas de prevenção dos desastres e salvar vidas e bens materiais.

Segundo o documento, a cidade de Alvarães, no Maranhão, foi identificada como área de “muito alto risco” desde a última avaliação de 2014. Isso devido à expansão da cidade em zonas de igarapés, com solo muito úmido.

Em Chaves, no Pará, foram identificadas 15 áreas de risco, sendo a maior parte próxima à costa da ilha de Marajó, onde costuma chover muito. Em Alagoas, na cidade de Batalha, as inundações afetaram milhares de moradores, devido à expansão da área urbana e o excesso de chuvas. Em Cordeirópolis, São Paulo, a gestão amenizou a situação, após os alertas de 2015. Com isso, reduziu de 85 imóveis em áreas de alto risco, para cinco.

E em Belo Oriente, Minas Gerais, as intervenções humanas nas áreas de encosta geram o risco de movimentos de massa, responsável por 16 dos 23 setores de risco identificados.

Todas as informações sobre análises geológicas estão disponíveis no site do Serviço Geológico do Brasil, na internet. O órgão está vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo