Parques nacionais de todo país terão ações de lazer e sustentabilidade

Publicado em 19/07/2022 - 15:05 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No próximo domingo, dia 24 de julho, parques nacionais de todo o país terão uma programação especial de lazer, cultura e educação ambiental. A ideia é despertar o interesse de crianças e adultos pelas áreas naturais protegidas. Ao todo, são mais de 300 unidades de conservação no Brasil.

A campanha "Um Dia no Parque" está na 5ª edição e abrange atividades em contato com a natureza em todos os biomas do território brasileiro. Na cidade do Rio de Janeiro, as atividades serão na Mata Atlântica, onde haverá oficina de compostagem, plantio de mudas nativas e até visita guiada no Parque estadual do Grajaú. Também vai ter exposição fotográfica no Monumento Natural das Ilhas Cagarras.

Organizações não governamentais se somam à ação do próximo domingo, entre elas, a WWF. A gerente de Ciências da ONG, Mariana Napolitano, destaca a importância das unidades de conservação para a humanidade.

Também na Mata Atlântica, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, vai oferecer caminhada com visita às famosas Cataratas do Iguaçu. No Parque Linear Samambaia, em Maringá, será possível fazer observação de aves. Na cidade de Pato Branco, haverá oficinas de yoga, meditação, trilha guiada e contação de histórias, no Parque Estadual Vitório Piassa.

Em São Paulo, a visita monitorada será no Parque da Cantareira, nas trilhas da floresta.

Já no Norte do país, o Parque Nacional do Viruá, em Roraima, e o Parque Nacional do Jaú e Novo Airão, no Amazonas, terão atividades de trilha, palestras e visitas aos mirantes.

No Centro Oeste do Brasil, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, estão programadas atividades de yoga e espaço de vendas de produtos das comunidades e dos artesãos locais. Assim como no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Para conferir a programação completa em cada região do país, basta acessar o site umdianoparque.org.br. Ou buscar o perfil UM DIA NO PARQUE nas redes sociais.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo