Apenas 55% da população mora em cidades com acesso a rede de esgoto

Publicado em 02/08/2022 - 18:40 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Apenas 55% da população brasileira mora em cidades que tem acesso a redes de esgoto. O resto dos municípios usa soluções alternativas, como fossas, ou simplesmente jogam o esgoto em algum rio ou curso d'Água.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte do Diagnóstico Temático da Gestão Técnica de Esgoto do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O coordenador substituto da Coordenação de Informação de Estudos e Pesquisas, Sérgio Brasil, fala sobre a desigualdade de acesso entre as regiões do Brasil: “A gente vê que existe uma variação muito grande entre as macrorregiões. A gente vai desde 13,1% no Norte, passando por 30,3% no Nordeste, vai subindo os valores para o Sul, Centro-Oeste, chegando em até 80,5% na macrorregião Sudeste”.

O levantamento se baseia em indicadores fornecidos por 85% dos municípios existentes no Brasil.

O Plano Nacional de Saneamento Básico considera como formas adequadas de atendimento de esgoto a coleta seguida de tratamento ou o uso de fossa séptica.

*Com supervisão de Jacson Segundo

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo