Cerrado concentra mais da metade das queimadas do país, diz INPE

Publicado em 04/08/2022 - 12:09 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O Brasil registrou uma queda de quase 3,5% no número de focos de queimadas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento feito pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e divulgado nessa quarta-feira (03) aponta que os registros de incêndio no Cerrado aumentaram e agora o bioma concentra mais da metade das queimadas do país.

Até esta semana, foram registrados mais de 39 mil focos de queimadas no território brasileiro, a menor quantidade no acumulado do ano desde 2019, quando houve um aumento de 36% no número de focos registrados por satélite. 

Em 2022, a região Sul é a que mais diminuiu a quantidade de incêndios. Nos três estados, foram registrados 2.200 focos, uma quantidade 41% menor do que no ano passado. Já o Centro-Oeste foi o que apresentou a maior alta até agora, 13%, o que corresponde a 12.600 focos de incêndio.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, uma das estratégias para o combate às chamas tem sido a operação Guardiões do Bioma. A operação, neste ano, começou em junho e deve prosseguir até janeiro. São 1.250 combatentes em 15 estados, mais de 3 mil brigadistas do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ibama, além de agentes da Força Nacional. 

No ano passado, os profissionais da operação atuaram no combate a mais de 18 mil focos de incêndios e 7 mil crimes ambientais. Mais de 1.600 multas foram aplicadas e 137 maquinários apreendidos. 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo