CGU multa Vale em processo sobre rompimento da Barragem de Brumadinho

Publicado em 15/08/2022 - 21:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Controladoria-Geral da União multou a mineradora Vale em mais de R$ 86 milhões. A penalidade foi aplicada no processo administrativo relacionado ao rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrido em janeiro de 2019.

A CGU concluiu que a Vale deixou de apresentar informações verdadeiras no sistema da Agência Nacional de Mineração. No período de junho a setembro de 2018, a companhia emitiu uma declaração positiva de condição de estabilidade para a barragem de Brumadinho — quando, segundo o Controladoria, a declaração deveria ter sido negativa.

Ainda segundo a decisão da CGU, a Vale dificultou a fiscalização do poder público sobre a barragem. O rompimento em Brumadinho, em 2019, despejou 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na bacia do Rio Paraopeba. A lama deixou um rastro de destruição de mais de 300 quilômetros, 272 mortos, afetou 18 municípios e um milhão de pessoas.

A Vale informou que discorda da condenação e vai apresentar, nos próximos dias, um pedido de reconsideração. Na avaliação da empresa, a multa aplicada, no nível mínimo estabelecido pela lei, é um reconhecimento de que não houve envolvimento ou tolerância da alta direção da companhia no desastre de Brumadinho.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo