Prefeitura do Rio derruba construções ilegais em área de preservação

Publicado em 09/08/2022 - 19:40 Por Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro colocou abaixo, em ações coordenadas por órgão municipais, 1.313 construções ilegais desde o início de 2021, sendo mais de  300 delas em áreas de preservação ambiental.  De acordo com a Prefeitura, o prejuízo financeiro estimado para o crime organizado - apontado pelo município como responsável por essas construções - foi calculado em R$ 646 milhões.

O trabalho de combate à ocupação irregular do solo está sendo realizado em conjunto com o Gaeco - Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado e usa dados de inteligência para sufocar a atuação das quadrilha responsáveis por esse crime, principalmente, milícias que atuam na exploração imobiliária na zona oeste carioca. Mais de 70% dos imóveis demolidos estão nessa região.

O coordenador do Gaeco, Bruno Gangoni, destaca que, além de sufocar financeiramente o crime organizado, o trabalho tem como objetivo principal preservar as vidas que podem ser perdidas com essas construções ilegais, como ocorreu com o desabamento de dois prédios na  Muzema, em 2019, que deixou saldo de 24 mortos.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da parceria com o MP, que vem permitindo a identificação de várias pessoas com participação nesses esquemas ilegais.

Entre as tecnologias que a Prefeitura deve empregar na continuidade das ações de combate às construções irregulares  estão a identificação prévia das obras através de  satélite, confronto de dados com bases de licenciamento imobiliário e o cruzamento de denúncias e áreas ocupadas pelo crime organizado

Edição: Bianca Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo