São Paulo: depois de um julho quente o mês de agosto deve seguir seco

Publicado em 02/08/2022 - 16:52 Por Sarah Quines - Repórter da TV Brasil - Brasília

O mês de julho foi um dos mais quentes e secos desde o começo das medições na capital paulista. A cidade chegou a ficar quase 50 dias sem chuvas significativas. Voltou a chover na última sexta-feira com a chegada de uma frente fria mas longe de aliviar o tempo seco.

O total de chuva acumulada no mês de julho foi de apenas 9,2 milímetros segundo o Inmet, o que corresponde a menos de 20% da média para o mês. Julho deste ano também foi o mais quente desde o início das medições em 1943 , de acordo com o Inmet, A média das temperaturas máximas atingiu 25,9 graus célsius na capital paulista, superando um recorde de mais de 40 anos atrás.

A estiagem tem afetado os níveis dos reservatórios de água que abastecem a grande São Paulo. O sistema Cantareira opera com 36%, volume considerado estado de alerta. Segundo a Sabesp não há risco de desabastecimento mas a companhia orienta o uso responsável da água.

O professor de hidrologia da Unicamp, Antônio Carlos Ufo, comentou que o mês de agosto deve seguir seco e as chuvas devem atrasar por causa do fenômeno La Niña.

Esse tempo mais quente também fez aumentar o uso de equipamentos de ar condicionado. Segundo a empresa de energia em São Paulo julho registrou 2,5% mais consumo de energia do que o mesmo mês do ano passado.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo