São Paulo: depois de um julho quente o mês de agosto deve seguir seco

Publicado em 02/08/2022 - 16:52 Por Sarah Quines - Repórter da TV Brasil - Brasília

O mês de julho foi um dos mais quentes e secos desde o começo das medições na capital paulista. A cidade chegou a ficar quase 50 dias sem chuvas significativas. Voltou a chover na última sexta-feira com a chegada de uma frente fria mas longe de aliviar o tempo seco.

O total de chuva acumulada no mês de julho foi de apenas 9,2 milímetros segundo o Inmet, o que corresponde a menos de 20% da média para o mês. Julho deste ano também foi o mais quente desde o início das medições em 1943 , de acordo com o Inmet, A média das temperaturas máximas atingiu 25,9 graus célsius na capital paulista, superando um recorde de mais de 40 anos atrás.

A estiagem tem afetado os níveis dos reservatórios de água que abastecem a grande São Paulo. O sistema Cantareira opera com 36%, volume considerado estado de alerta. Segundo a Sabesp não há risco de desabastecimento mas a companhia orienta o uso responsável da água.

O professor de hidrologia da Unicamp, Antônio Carlos Ufo, comentou que o mês de agosto deve seguir seco e as chuvas devem atrasar por causa do fenômeno La Niña.

Esse tempo mais quente também fez aumentar o uso de equipamentos de ar condicionado. Segundo a empresa de energia em São Paulo julho registrou 2,5% mais consumo de energia do que o mesmo mês do ano passado.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo