Em 2022 o desmatamento da Amazônia foi o maior em 15 anos

Publicado em 18/01/2023 - 19:48 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O desmatamento na Amazônia bateu um novo recorde no ano passado e foi o maior em 15 anos. Em 2022, a floresta perdeu 10.573 quilômetros quadrados de cobertura vegetal. É o equivalente a 3 mil campos de futebol.

O dado foi divulgado, nesta quarta-feira, pelo Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, que monitora a Região Amazônica desde 2008, a partir de imagens de satélite.

Nos últimos quatro anos, a floresta perdeu mais de 35 mil quilômetros quadrados. É uma área bem maior que o estado de Alagoas, que tem 27 mil quilômetros quadrados. O período coincide com o mandato de Jair Bolsonaro na Presidência da República, que criticava a aplicação de multas ambientais.

Cláudio Almeida coordena o Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. De acordo com ele, é fundamental que, além do monitoramento feito por pesquisadores, as instituições de fiscalização também atuem no combate ao desmatamento.

Cerca de 80% da área desmatada na Amazônia ao longo do ano passado são de terras sob a jurisdição do governo federal. E 11%, dos governos estaduais.

Ainda segundo o relatório do Imazon, o estado que mais desmatou em 2022 foi o Pará, com pouco mais de 3 mil quilômetros quadrados de cobertura vegetal perdidos. Depois vem o Amazonas, com 2.270 quilômetros quadrados; e Mato Grosso, com 1.200 quilômetros quadrados desmatados.

*Com produção de Dayana Vitor e informações da Agência Brasil

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo