Ecobarreiras começam a ser instaladas contra lixo na Baía de Guanabara

Mecanismos ficarão em rios estratégicos que desaguam no local

Publicado em 18/03/2023 - 17:01 Por Carolina Pessoa, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dezessete ecobarreiras em rios estratégicos, que deságuam na Baía de Guanabara, começaram a ser instaladas neste sábado (18), no Rio de Janeiro. As estruturas são para reter resíduos flutuantes, impedindo que mais de 1,2 mil toneladas de lixo por mês poluam a Baía, o que totaliza, em um ano, cerca de 20 piscinas olímpicas. A iniciativa é do governo estadual, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Thiago Pampolha, vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, explica o projeto.

“As ecobarreiras são feitas de material aço galvanizado, um cabo de aço com flutuadores, e elas são colocadas, fixadas em barreiras, em estruturas de concreto, para dar essa firmeza, e elas manterem intactas. E também nós temos os barcos e as máquinas que vão retirando o resíduo para destinação”.

Entre os pontos principais de instalação das ecobarreiras estão os rios Pavuna-Meriti, o Canal do Cunha e o Rio Sarapuí. Juntos, eles são os principais responsáveis pelo deságue de resíduos na Baía. O lixo recolhido será encaminhado para um Centro de Tratamento de Resíduos.

A Baía de Guanabara é uma das maiores do mundo e sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio.

Edição: Leila Santos/ Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo