Lula quer criar programa para financiar produção agrícola indígena

Publicado em 13/03/2023 - 22:00 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da TV Brasil - Normandia (RR)

O governo vai retirar garimpeiros das áreas indígenas. Foi o que afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (13) durante a Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, no Centro Regional Caracaranã em Normandia.

Ele também prometeu recursos para financiar a produção agrícola dos povos tradicionais. E destacou o compromisso com a preservação ambiental.

"É que eu tenho pedido tanto pra FUNAI quanto pro ministério me apresentar todas as terras que estão prontas pra ser demarcada porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as investem em documento falsos, escrituras falsas e diga que sou dono da terra. E a gente quer mostrar que esse mundo pode produzir alimento sem precisar derrubar mais uma árvore da Amazônia. Sem precisar estragar mais um rio, sem precisar poluir mais a água."

Lula recebeu de presente uma carta elaborada pelos povos indígenas. Ele anunciou que, ainda neste ano, vai se reunir com presidentes dos outros países sul-americanos cobertos pela Floresta Amazônica pra discutir medidas de proteção ao bioma.

A Assembleia Geral dos Povos Indígenas é realizada todo ano no estado e reúne representantes de diversas etnias para discutir as principais demandas da população local.

Este ano um dos principais temas da reunião foi a retirada de garimpeiros das terras tradicionais. O líder do povo Yanomami, Davi Copenaua, fez um apelo ao presidente.

A ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, citou os principais desafios enfrentados pelos povos tradicionais em todo o país e afirmou que o governo vai retomar as políticas públicas voltadas pra essa população.

"A gente hoje compõe esse governo. A gente quer reconstruir todas as políticas indígenas, todas as políticas ambientalistas, de direitos humanos que foram perdidas durante esses últimos anos. E juntos nós queremos, sim ,ajudar o presidente Lula e esse governo a construir novas políticas."

A cidade de Normandia, escolhida pra sediar o evento, faz parte da terra indígena Raposa Serra do Sol. Uma área de 1,7 milhão de hectares. A reserva foi homologada por um decreto do presidente Lula em 2005 e demarcada de forma continua em 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal após anos de disputa entre grupos indígenas e agricultores que ocupavam a região.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo