PF cumpre mandados contra grilagem e desmatamento ilegal no Pará

Engenheiros, empresários e servidores públicos estão entre os alvos.

Publicado em 06/12/2023 - 14:46 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (6), 11 mandados de busca e apreensão nos estados do Pará e Mato Grosso. O objetivo da Operação Retomada II é desarticular uma organização criminosa que realizava fraudes em várias instâncias para facilitar a invasão e desmatamento ilícito de terras da União.

Além de engenheiros, empresários e servidores públicos do Pará, estão entre os alvos duas empresas de regularização fundiária e um escritório de advocacia, que teria acesso privilegiado a autuações e embargos realizados por uma autarquia ambiental federal.

Segundo a PF, foi identificado que sócios e funcionários das duas empresas teriam fraudado cadastros de áreas públicas da União através da inserção de dados falsos. Esses funcionários também atuavam no planejamento e acompanhamento em tempo real do desmatamento.

Uma advogada é investigada por, supostamente, negociar o pagamento de propina a servidores públicos estaduais que teriam flagrado o desmatamento ilegal. 

A Justiça Federal decretou o sequestro de aproximadamente R$ 116 milhões, nove imóveis, e afastou de suas funções os servidores públicos e a advogada. A PF estima que pelo menos 22 mil hectares de terras públicas tenham sido invadidos para apropriação particular, e que boa parte foi desmatada para criação de gado. 

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Comissão aprova imunidade tributária para entidades religiosas

O texto aprovado amplia a isenção para creches, asilos, comunidades terapêuticas, monastérios, seminários, conventos, entre outras instituições ligadas a entidades religiosas.

Baixar arquivo
Segurança

Diminui o número de policiais no Brasil nos últimos dez anos

Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que as forças policiais estaduais encolheram 6,8% no caso da Polícia Militar e 2% no caso da Polícia Civil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bolsonaro presta depoimento na PF sobre importunação a uma baleia

O caso ocorreu em junho do ano passado, quando o ex-presidente se aproximou de uma baleia jubarte com jet ski, no litoral paulista. 

Baixar arquivo
Cultura

Envelhecimento da população negra é tema de espetáculo em São Paulo

A faixa etária do elenco musical vai dos 60 aos 85 anos. Artistas negros e mais velhos presentes no palco narram as próprias histórias.

Baixar arquivo
Internacional

Joe Biden está otimista com um cessar-fogo próximo em Gaza

A expectativa é que a pausa humanitária ocorra antes do início do Ramadã. 

Baixar arquivo
Saúde

Febre amarela: Anvisa autoriza novas práticas na produção de vacinas

A retirada de antibióticos foi um pedido OMS, que busca diminuir o uso em ampla escala de antibióticos por conta dos altos níveis de resistência das bactérias.

Baixar arquivo