São Paulo apresenta dados preocupantes de poluição do ar

Publicado em 01/04/2024 - 16:00 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O paulistano está respirando um ar mais poluído. O alerta é da Cetesb, a Agência Ambiental do Governo de São Paulo, que divulgou dados do mês de fevereiro.

Sete das quinze estações de medição classificaram o ar como ruim, o que corresponde à situação de sete bairros. Em outros onze bairros, a poluição foi considerada moderada. E em um deles, Pinheiros, o ar foi apontado como muito ruim.

Embora o ar da capital paulista tenha um histórico de poluição, há três anos não tinha sido registrada a qualidade do ar “muito ruim”, em nenhum dia, em nenhum bairro da capital.

Segundo a Cetesb, o motivo dessa queda na qualidade do ar é o aumento da concentração de ozônio, um poluente formado pela queima de combustíveis, como gasolina, diesel e gás, na presença de luz solar.

Outro fator que interfere diretamente na poluição atmosférica é o volume de chuvas. Em fevereiro, choveu 15% abaixo da média histórica para o mês na cidade de São Paulo. Essa condição dificulta a dispersão dos poluentes.

 

A gerente da divisão de qualidade do ar da Cetesb, Lúcia Guardani, explica a relação da chuva com a qualidade do ar. "A chuva lava a atmosfera e faz com que a qualidade do ar fique boa. Aqui na região metropolitana, principalmente, as chuvas são escassas e o poluente fica mais tempo na atmosfera".  

O ar poluído prejudica a respiração e pode trazer ou complicar problemas de saúde, principalmente para crianças e idosos, e também em pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, que podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo