logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

ECA Ambiental garante direito de acesso de jovens a áreas verdes

Legislação prioriza crianças e jovens em áreas verdes e emergências
Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
24/09/2026 - 12:48
Rio de Janeiro
Brasília (DF),  08/04/2026 - Com área de 65,91 hectares, o parque foi criado para preservar recursos ambientais de relevância ecológica e paisagística, além de permitir atividades como pesquisa científica, educação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza | Foto: João Risi/Seagri-DF
© João Risi/Seagri-DF

Crianças e adolescentes de todo o país passam a ter garantido por lei o direito de acesso prioritário a praças, parques e áreas verdes próximos de onde moram e estudam.

A nova legislação, sancionada e publicada nesta semana, ficou conhecida como ECA Ambiental.

A medida amplia o Estatuto da Criança e do Adolescente e estabelece que governos federal, estaduais e municipais devem atuar em conjunto para incluir o direito à natureza nas políticas de educação, meio ambiente e planejamento urbano.

Na prática, a lei reconhece que crianças e adolescentes têm direito a conviver em ambientes saudáveis, brincar ao ar livre, manter contato com a natureza e participar de atividades de educação ambiental.

O texto também determina atenção especial para crianças da primeira infância, pessoas com deficiência e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Outra novidade é que os interesses de crianças e adolescentes deverão ser prioridade em decisões relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento das cidades.

Isso inclui proteção preferencial em casos de desastres naturais e emergências climáticas.

Entre as diretrizes previstas estão a criação de rotas seguras para deslocamentos a pé ou de bicicleta, ampliação de áreas verdes próximas às escolas e implantação de hortas e espaços sombreados nas unidades de ensino, além de sistemas de alerta acessíveis para situações de risco.

A legislação garante ainda que, em caso de deslocamentos provocados por eventos climáticos extremos, crianças e adolescentes permaneçam junto de suas famílias, evitando separações e reduzindo riscos de violência, exploração e discriminação.

Para assegurar o cumprimento das medidas, a lei prevê a criação de uma política nacional integrada e o reforço dos canais de denúncias, que poderão ser encaminhadas ao Disque 100, aos conselhos tutelares, ao Ministério Público e às autoridades policiais.

x